Política
Capitania dos Portos é celebrada na Assembleia Legislativa por seus 178 anos
Ex-comandante recebe título de Cidadão Honorário de Alagoas

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 03, a Assembleia Legislativa celebrou os 178 anos de criação da Capitania dos Portos do estado, instituição fundamental para a segurança e proteção das águas alagoanas. O evento, proposto pelo deputado Cabo Bebeto (PL), homenageou a história e as contribuições desta que é uma das mais antigas organizações em atividade contínua em Alagoas. Também foi realizada a entrega do Título de Cidadão Honorário de Alagoas ao ex-Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Paulo Roberto Oliveira Mesquita Spranger, que comandou a instituição entre 1993 e 1995. O deputado Silvio Camelo (PV) foi o encarregado da homenagem.
Cabo Bebeto destacou o papel multifacetado da instituição. "A Capitania dos Portos de Alagoas, dentre as organizações militares da Marinha no Brasil, é uma das responsáveis pela segurança da navegação, pela proteção da vida humana no mar e pela prevenção da poluição hídrica", afirmou o parlamentar. Ele também enfatizou a contribuição da Capitania para o ensino profissional marítimo, citando a oferta de capacitações gratuitas que auxiliam na geração de emprego para quase 11 mil aquaviários. A Capitania foi responsável pela fiscalização de mais de 83 mil embarcações nos últimos cinco anos e a realização de 90 cursos de formação que prepararam cerca de 2 mil profissionais.
Em seu discurso, o atual Capitão dos Portos, Capitão de Fragata Rodrigo Ribeiro Gonçalves Garcia, expressou o sentimento de honra e celebração que marcou a data. "Fundada em 3 de outubro de 1847, por meio do decreto imperial número 539, a Capitania e a Agência Fluvial de Penedo são os mais importantes elos da presença da Marinha do Brasil em nosso estado", afirmou. O comandante ressaltou que, desde então, a missão de servir à população alagoana, em cooperação com outras instituições públicas e privadas, tem sido cumprida com êxito. "Esta solenidade possui um significado ainda maior, que afirma os laços históricos de cooperação e respeito mútuo entre a Marinha do Brasil e a casa do povo alagoano. Por isso, registro meu mais profundo agradecimento", finalizou o Capitão dos Portos.
Cidadão Alagoano
Na solenidade também foi feita o outorga do Título de Cidadão Honorário de Alagoas ao ex-Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Paulo Roberto Oliveira Mesquita Spranger. Ao agradecer a honraria, Spranger falou sobre o legado da instituição. "Me orgulho de poder participar, junto com os demais ex-capitães dos portos, da celebração de 178 anos da nossa capitania, capitania esta que construiu uma reputação de serenidade, competência, dedicação, sempre cumprindo com excelência a sua missão de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar", declarou.
O novo Cidadão Honorário ressaltou o papel da Capitania como parceira do desenvolvimento estadual. "Tem sido parceiro fundamental do governo do estado no desenvolvimento de Alagoas, contribuindo de forma direta e indireta para o crescimento das atividades portuárias, da economia marítima e para o bem-estar da sociedade. Que a Capitania siga firme com o comandante Garcia, com referência à confiança, o progresso para o povo Alagoano. Viva a Capitania, viva a Marinha, viva todo o povo Alagoano", finalizou.
Mesa de Honra
Na composição da Mesa de Honra estavam presentes o Tenente Coronel Márcio Robério de Olveira Lima (do 54º Batalhão de Infantaria Motorizado), Major Aviador Leandro Soriano Evangelista (do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió), e os capitães de Mar e Guerra Wendel Petrocelli de Lima, Jorge Francisco da Silva Júnior, Antônio José de Araújo e Gerson Luiz Rodrigues da Silva.
Mais lidas
-
1Josefa de Melo
Motociclista morre após cair sob caminhão de concreto em Maceió
-
2Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
3Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
4Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
5True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?