Política

Presidente da AMA participa do Prêmio Escola 10 e destaca papel dos municípios na construção da educação

No total, 66 municípios foram premiados por alcançarem as metas do Ideb

Por Imprensa AMA 27/09/2025 14h38
Presidente da AMA participa do Prêmio Escola 10 e destaca papel dos municípios na construção da educação
Presidente da AMA, Marcelo Beltrão - Foto: Imprensa AMA

Os municípios alagoanos foram protagonistas na solenidade do Prêmio Escola 10, realizada na noite da sexta-feira (26), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. Ao todo, 66 cidades receberam a premiação por alcançarem as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 e do Saveal (Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas), somando R$ 20 milhões em incentivos para fortalecer a educação pública.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) marcou presença na celebração, representada pelo presidente Marcelo Beltrão, que ressaltou a importância da união entre estado e prefeituras para transformar a realidade educacional do estado. Para ele, o prêmio simboliza o esforço conjunto de gestores, professores e comunidades escolares, refletindo o compromisso municipal com uma educação de qualidade.

Durante a cerimônia realizada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também houve a assinatura da nova pactuação para o biênio 2025/2026. Do total de recursos destinados, 70% deverão ser aplicados na valorização dos profissionais da educação e 30% em formação, materiais didáticos e infraestrutura pedagógica, garantindo melhorias que impactam diretamente o cotidiano das escolas.

Além das redes municipais, o evento homenageou 33 escolas estaduais que conquistaram as melhores notas no Ideb 2023, com troféus de reconhecimento pelo desempenho nos anos iniciais, finais e no Ensino Médio.

Criado como contrapartida para estimular a elevação dos índices educacionais, o Prêmio Escola 10 integra o Regime de Colaboração em Alagoas, política pública que articula o Governo do Estado e os municípios para garantir os direitos de aprendizagem. Instituído por lei, o programa oferece suporte pedagógico, avaliações, formações e materiais didáticos complementares, alcançando mais de 1.200 articuladores nas redes municipais em todo o estado.

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, relembrou sua história de luta na educação, parabenizou os municípios premiados e destacou o papel estratégico das gestões municipais e dos profissionais da educação no avanço da qualidade de ensino em Alagoas.

“O que o povo alagoano merece é exatamente isso: uma educação pública de qualidade. Em 2005, quando foi lançado o primeiro Ideb, Alagoas ocupava a última colocação na federação, um resultado que envergonhava nosso estado. Mas nós, alagoanos, guerreiros que não aceitam carregar essa mancha, arregaçamos as mangas. Hoje, celebramos avanços concretos: saímos da última posição em 2005 para o 9º lugar em 2023, e temos como pacto ser o 1º colocado no Ideb de 2025.”

O governador Paulo Dantas destacou que a educação é o caminho para transformar verdadeiramente a sociedade e defendeu que uma população bem educada é capaz de tomar melhores decisões e construir um estado mais justo, equilibrado e respeitoso. Ele ressaltou ainda os investimentos do governo em creches e escolas em diversos municípios, reforçando que o compromisso com a primeira infância é prioridade para garantir as condições necessárias ao desenvolvimento educacional dos alagoanos.

“Nós temos que trabalhar para encontrar os caminhos, encontrar as convergências com responsabilidade e com juízo, porque é com união que nós vamos alcançar os nossos resultados.”, destacou o governador ao reforçar a importância do trabalho em conjunto entre municípios e Estado.

Então eu tenho certeza absoluta que nós vamos alcançar os nossos objetivos, não só na área da educação, mas em todas as outras áreas por conta desse ambiente que nós estamos criando cada vez mais aqui no Estado de Alagoas.

Municípios premiados no Prêmio Escola 10 (Ideb e Saveal 2023)

📌 32 municípios alcançaram a meta do Ideb (5º ano).

📌 28 municípios alcançaram a meta do Ideb (9º ano).

📌 53 municípios alcançaram a meta de alfabetização (Saveal – 2º ano).

📌 14 municípios alcançaram as três metas e receberam o prêmio máximo

➡️ Lista completa dos 66 municípios contemplados:

  1. Anadia
  2. Arapiraca
  3. Atalaia
  4. Batalha
  5. Belo Monte
  6. Boca da Mata
  7. Branquinha
  8. Cacimbinhas
  9. Campestre
  10. Campo Alegre
  11. Campo Grande
  12. Canapi
  13. Capela
  14. Carneiros
  15. Chã Preta
  16. Coité do Noia
  17. Colônia Leopoldina
  18. Coqueiro Seco
  19. Coruripe
  20. Craíbas
  21. Dois Riachos
  22. Feira Grande
  23. Feliz Deserto
  24. Ibateguara
  25. Inhapi
  26. Jacaré dos Homens
  27. Jacuípe
  28. Jequiá da Praia
  29. Junqueiro
  30. Lagoa da Canoa
  31. Limoeiro de Anadia
  32. Maceió
  33. Major Isidoro
  34. Mar Vermelho
  35. Maravilha
  36. Marechal Deodoro
  37. Maribondo
  38. Mata Grande
  39. Murici
  40. Novo Lino
  41. Olho d’Água das Flores
  42. Olho d’Água do Casado
  43. Olho d’Água Grande
  44. Olivença
  45. Palmeira dos Índios
  46. Pão de Açúcar
  47. Pariconha
  48. Passo de Camaragibe
  49. Paulo Jacinto
  50. Penedo
  51. Pindoba
  52. Porto Real do Colégio
  53. Quebrangulo
  54. Roteiro
  55. Santa Luzia do Norte
  56. Santana do Mundaú
  57. São Brás
  58. São José da Laje
  59. São José da Tapera
  60. São Miguel dos Campos
  61. Satuba
  62. Senador Rui Palmeira
  63. Tanque d’Arca
  64. Teotonio Vilela
  65. União dos Palmares
  66. Viçosa