Política

Fapeal e universidades públicas de Alagoas manifestam apoio a Paulão

Eleito com 66 mil votos, deputado federal pode perder mandato em ação para beneficiar Nivaldo Albuquerque

Por Tribuna Hoje com assessoria 22/09/2025 10h08 - Atualizado em 22/09/2025 13h54
Fapeal e universidades públicas de Alagoas manifestam apoio a Paulão
Ação visa excluir deputado federal Paulão da lista dos eleitos - Foto: Edilson Omena

Após a notícia da possível perda de mandato do deputado Paulão (PT/AL) para Nivaldo Albuquerque (Republicanos), os reitores da universidades públicas de Alagoas e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) se solidarizaram com o parlamentar.

O diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes, e os reitores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Carlos Guedes, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Odilon Máximo, manifestaram apoio a Paulão por meio de uma nota divulgada à imprensa na manhã desta segunda-feira (22), no dia em que acontece o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) da ação que pede a anulação de votos do candidato derrotado nas eleições de 2022, João Catunda.

“O Deputado Paulão é um parlamentar reconhecido em Alagoas e parceiro direto das instituições públicas de ensino do estado, modelos educacionais de formação integral de seres humanos, no desenvolvimento científico, exemplos de respeito à pluralidade e acolhimento dos saberes e culturas presentes em nosso estado”, declaram os professore Fábio Guedes, Josealdo Tonholo, Carlos Guedes, Henrique Costa e Odilon Máximo.

AÇÃO SILENCIOSA

A ação pretende beneficiar o candidato do Partido Republicanos, Nivaldo Albuquerque, que também não conseguiu ser eleito. Nivaldo é filho do deputado estadual Antônio Albuquerque (AA).

A ação, que correu praticamente de forma silenciosa em segredo de justiça, visa excluir da lista dos eleitos o deputado federal Paulão, que recebeu quase 66 mil votos dos eleitores alagoanos, e, desta forma, garantir a vaga na recontagem de votos para Nivaldo Albuquerque.

O réu, João Catunda, é o segundo suplente da coligação do Partido Popular com 24 mil votos. O PP é uma legenda comandada pelo deputado federal Arthur Lira.

Veja a nota na íntegra:

“Nós, Professores Josealdo Tonholo, Reitor da Ufal , Carlos Guedes, Reitor do Ifal, Henrique Costa, Reitor da Uncisal, Odilon Máximo, Reitor da Uneal, e Fábio Guedes, Diretor-presidente da Fapeal, manifestamos apoio e solidariedade ao Deputado Federal Paulão, num momento em que a decisão do voto popular dos alagoanos está sendo contestada.

O Deputado Paulão é um parlamentar reconhecido em Alagoas e parceiro direto das instituições públicas de ensino do estado, modelos educacionais de formação integral de seres humanos, no desenvolvimento científico, exemplos de respeito à pluralidade e acolhimento dos saberes e culturas presentes em nosso estado.

Declaramos, assim, nosso compromisso com a constituição permanente do respeito ao voto popular e fortalecimento da democracia em nosso País.”