Política
Toffoli dá 10 dias para Câmara se manifestar sobre PEC da Blindagem
Despacho foi proferido em mandado de segurança
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de dez dias para a Câmara dos Deputados se manifestar sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restringe a abertura de investigações contra deputados e senadores.
O despacho do ministro foi proferido no mandado de segurança protocolado pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) para suspender a tramitação da PEC, que foi aprovada pela Casa na terça-feira (16).
Após receber a manifestação da Câmara, Toffoli deve analisar o pedido de suspensão.
Mais cedo, os líderes do PT, PSB e PSOL também entraram no STF para suspender a PEC. Toffoli também deverá relatar essa ação.
Os partidos questionam a falta de apresentação de emendas dentro do prazo regimental e de publicidade prévia do parecer do relator, além da convocação das sessões de deliberação sem antecedência mínima para votação da proposta.
Após a aprovação da PEC, a matéria foi enviada ao Senado. Em caso de aprovação, a proposta será promulgada pelo Congresso e entrará em vigor.
A PEC determina que qualquer abertura de ação penal contra parlamentar depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara. Além disso, a proposta concede foro no Supremo para presidentes de partidos.
Mais lidas
-
1Maceió
Banco da Mulher fortalece empreendedorismo com capacitação sobre gestão de negócios
-
2Sem redenção
8ª temporada de The Rookie trará morte de vilã querida pelos fãs
-
3Ele é o momento!
Fortuna de Messi, ídolo da Argentina, ultrapassa R$ 5 bilhões e impressiona
-
4Fila (finalmente) andou!
Apresentador Lucas Guimarães dispensa Carlinhos Maia e vive novo romance com enteado da cantora Manu Bahtidão
-
5Encontrado sem vida
Morte do médico Adeildo José causa comoção em Penedo




