Política
Polícia Civil apresenta dados do Observatório de Igualdade na Assembleia Legislativa
Informações do primeiro semestre de 2025 reforçam o papel da instituição no enfrentamento à violência contra a mulher

A Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), por meio da delegada Ana Luiza Nogueira, Coordenadora das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs), esteve presente em sessão especial realizada nesta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa de Alagoas, para a apresentação dos dados do Observatório Alagoas de Igualdade de Gênero referentes ao primeiro semestre de 2025.
O Observatório, lançado em 2023 a partir de parceria entre a Polícia Civil e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), reúne informações estratégicas para subsidiar políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no estado. A atividade integrou as ações do Agosto Lilás no legislativo estadual.
Durante a exposição, a delegada Ana Luiza destacou os avanços no trabalho das forças de segurança e informou que mais de mil autores já foram presos, sendo o maior número de agressores de mulheres presos de todos os tempos em Alagoas.
Como medida de prevenção, a delegada defendeu a ampliação do debate sobre igualdade de gênero ainda nas escolas. “É preciso implementar a Lei Maria da Penha como disciplina, debatendo direitos iguais entre homens e mulheres”, completou.
A sessão especial foi proposta pela deputada Fátima Canuto e contou com a presença da bancada feminina da Casa, além de representantes da Ufal, da OAB/AL e de entidades da sociedade civil.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
5Falta de água
Abastecimento de água em Murici é afetado por falta de energia neste sábado (30)