Política
PL que isenta IR para pessoas com deficiência avança na Câmara
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou a isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para pessoas com deficiência e para os seus responsáveis legais. É um projeto de autoria do deputado Luciano Amaral (PSD-AL), que agora segue para outras comissões da Câmara dos Deputados.
Na comissão, o projeto foi alterado para ampliar ainda mais o benefício, incluindo também os responsáveis legais e todas as pessoas com deficiência. O texto altera a Lei nº 7.713/1988, que já concede isenção a portadores de doenças graves, como câncer e esclerose múltipla.
A ampliação do benefício, segundo Luciano Amaral, reconhece o impacto financeiro e emocional que essas condições impõem às famílias brasileiras. “Incluir as pessoas com deficiência como um todo torna a medida ainda mais eficaz”, afirmou o deputado.
O deputado também destacou os altos custos envolvidos com cuidados contínuos, como terapias multidisciplinares, medicamentos e adaptações escolares. “Em muitos casos, um dos responsáveis precisa se dedicar integralmente ao cuidado do familiar, o que compromete a renda da casa”, justificou.
A expectativa é que a medida promova maior equidade no sistema tributário, reconhecendo os desafios enfrentados por milhões de brasileiros que convivem com algum tipo de deficiência. Se aprovada em todas as instâncias do Congresso, a nova regra trará alívio financeiro a essas famílias.
Mais lidas
-
1Fatalidade
Nutricionista morre em Maceió após cair de moto por aplicativo e ser atingida por outro veículo
-
2Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
3Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
4Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
5Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel



