Política
JHC pode estar junto de ministra para investimentos na cultura e na educação
À frente do Ministério da Cultura, Margareth Menezes tem agenda em Maceió ao lado do prefeito e Rodrigo Cunha

Está marcada para hoje (8), às 10h, no Benedito Bentes, a inauguração do primeiro CEU das Artes de Alagoas. Longe de ser uma mera solenidade, esse vai ser um ato oficial realizado em parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Maceió, com direito à presença da ministra da cultura, Margareth Menezes.
Voltado à promoção da cidadania, inclusão e acesso à cultura, o CEU das Artes é um espaço público multifuncional que reúne, em um mesmo local, biblioteca, cineteatro, salas de formação, áreas de convivência e ambientes para práticas esportivas e de inclusão digital. No convite oficial enviado pela gestão municipal, o prefeito JHC (PL) e o vice-prefeito Rodrigo Cunha (Podemos) são citados nominalmente como anfitriões, juntamente com Margareth.
“O CEU das Artes de Maceió simboliza o compromisso do Ministério da Cultura com uma política pública estruturante, que leva equipamentos culturais de qualidade a todas as regiões do Brasil. Com o programa Territórios da Cultura, estamos fortalecendo e promovendo o acesso democrático à cultura, educação, lazer e cidadania”, afirma a ministra Margareth Menezes.
De acordo com o Minc, o equipamento integra o programa Territórios da Cultura, em parceria com a Prefeitura da capital alagoana, e amplia a presença do MinC no estado, e contará com mais sete equipamentos em breve, os CEUs da Cultura, que serão construídos com recursos do novo PAC.
CONTEXTO POLÍTICO
Em meio a fortes especulações de que ainda esta semana o presidente Lula (PT) poderá oficializar como ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a promotora Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), uma agenda reunindo institucionalmente a estrutura das gestões municipal e federal pode ser interpretada como um sinal de que as relações estão indo bem. Marluce, que é tia de JHC, foi escolhida para a lista tríplice em outubro de 2024, e desde então aguarda-se a decisão do presidente entra ela e outros dois nomes.
Apesar de ter migrado para o PL nas eleições de 2022, declarando apoio a Bolsonaro (PL) naquele ano, e se mantido no partido até agora, JHC sempre já deu declarações de que é favorável à institucionalidade. Desde outubro tem passado grande parte do tempo em Brasília, articulando a nomeação de Marluce, mas até agora a nomeação não destravou.
Nos últimos oito meses, foram levantadas (sem confirmação oficial) as possibilidades de mudança de partido por parte de JHC, e até de um possível acordo com o MDB dos Calheiros (aliados de Lula). JHC chegou a se reunir com José Dirceu em Maceió e até receber elogios do senador Renan Calheiros.
A costura para 2026 tem estado na mesa, mas as particularidades do cenário político alagoano, que reúne protagonistas da política nacional, parecem estar dificultando a batida do martelo.
PRESIDENTE EM MACEIÓ
JHC já recebeu, em fevereiro do ano passado, o presidente Lula para entrega de 140 apartamentos do Residencial Parque da Lagoa, no Vergel do Lago. O conjunto habitacional conta com 1.776 unidades destinadas a famílias que viviam em condições precárias às margens da Lagoa Mundaú.
Na oportunidade, estiveram presidentes o então presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador Paulo Dantas (MDB), além de apoiadores tanto de JHC quanto do MDB, legenda que hoje rivaliza com o prefeito de Maceió, embora o senador Renan Calheiros já tenha feito diversos acenos para o gestor da capital em relação às eleições em 2026.
Mais lidas
-
1Posto 7
Assessor político é encontrado morto dentro de veículo próximo a base da Oplit na Jatiúca
-
2Cinema
F1: O filme com Brad Pitt é baseado em história real?
-
3Redes sociais
PED do PT: Chapa denuncia compra de votos, bolsonaristas e entregas de cestas básicas
-
4Reoxigenação
Eleição do PT-AL chega à reta final
-
5Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?