Política
Mais de 81 mil títulos eleitorais foram cancelados em Alagoas
Mais de 81 mil alagoanos e alagoanas estão com o título eleitoral cancelado porque não votaram e nem justificaram sua ausência às urnas por três eleições. Para se regularizar, o eleitor deve acessar o portal do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), clicar na aba de serviços eleitorais, e acessar o Título Net para emitir a guia de pagamento de multas e fazer sua solicitação de regularização.
As estatísticas do Tribunal apontam que, em Alagoas, 81.944 eleitores e eleitoras precisam regularizar sua situação até maio de 2026, quando acontece o fechamento do cadastro antes das eleições gerais de outubro. A procura pela regularização antes deste prazo garante um atendimento mais ágil, sem o enfrentamento de filas.
Caso o eleitor tenha dúvidas sobre a regularidade do seu título e queira consultar sua situação eleitoral, pode fazer o download gratuito do aplicativo e-Título, que disponibiliza para smartphones todas informações do cadastro do eleitor, inclusive com informações sobre locais de votação e a emissão automática da certidão de quitação eleitoral. No aplicativo, aparecerá se o eleitor está em situação irregular ou regular com a Justiça Eleitoral.
Se estiver irregular, basta acessar o site www.tre-al.jus.br e abrir a página “Autoatendimento do eleitor (Título NET)”, clicar em “Título Eleitoral”, e em seguida em “Regularize seu título eleitoral cancelado”. Basta seguir o passo a passo, emitir e pagar as multas e, posteriormente, preencher o formulário para a regularização. A análise da solicitação por parte da Justiça Eleitoral dura em média cinco dias úteis.
Entre os impedimentos para o eleitor que não regularizar sua situação estão: obter passaporte ou carteira de identidade, tomar posse em concurso público, matrícula em universidades, obter empréstimos bancários, entre outros.
Mais lidas
-
1Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos




