Política
Deputado quer PSD forte em Alagoas
Partido está sob comando de Luciano Amaral, que visualiza legenda competitiva nas eleições 2026, disputando mandatos na ALE e Câmara

Novo presidente estadual do PSD, o deputado federal Luciano Amaral chega ao comando da legenda em Alagoas com respaldo de nomes de peso da política local e nacional — e sem enfrentar resistências públicas dentro do partido. Mesmo após deixar a presidência estadual, o vereador Rui Palmeira adotou um discurso alinhado, indicando que, pelo menos por ora, o processo de transição na sigla não provocará fissuras.
A posse na legenda ocorreu durante cerimônia de filiação em Brasília, na última quarta-feira (7), e contou com a presença de importantes figuras da política alagoana e nacional. O ato simboliza uma reconfiguração no tabuleiro político local e a consolidação do PSD como aliado estratégico do grupo liderado pelo governador Paulo Dantas (MDB) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor (MDB).
Luciano foi recebido no PSD pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, ao lado do governador Paulo Dantas, do ministro dos Transportes, Renan Filho, do senador Renan Calheiros e de outras lideranças. Com sua filiação, a legenda passa a contar com 45 deputados federais e reforça sua presença no Nordeste, agora com representação direta na bancada alagoana da Câmara dos Deputados.
A chegada de Luciano ao comando do PSD-AL é vista como parte de uma articulação mais ampla para as eleições de 2026, nas quais o partido pode ganhar destaque não apenas nas chapas proporcionais, mas também como possível nome para a vice-governadoria.
“O PSD é um partido que dialoga, que entende as divergências e tem papel fundamental na política brasileira atual. Todos nós sabemos dos nossos desafios, mas temos a certeza e a convicção de que, com muito trabalho, vamos fazer do PSD um grande partido também em Alagoas. Nosso objetivo é ampliar a presença do partido, fortalecer as bases e participar ativamente da construção de um projeto político que represente os alagoanos”, afirmou o parlamentar.
SINAL VERDE
O presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, ressaltou a relevância da filiação de Luciano e destacou o momento como estratégico para o partido no estado. “É um momento emblemático, num estado tão importante, principalmente com a consolidação e o fortalecimento do PSD no Estado”, pontuou.
Além do respaldo institucional de Kassab, a posse de Luciano conta com o apoio silencioso, mas decisivo, do núcleo governista de Alagoas. A presença de Paulo Dantas, Marcelo Victor e Renan Filho no evento sinaliza que o novo comando do PSD está alinhado com os interesses do grupo que detém a maioria na Assembleia Legislativa e ocupa espaços estratégicos no Executivo estadual e federal.
TOM CONCILIADOR
A troca de comando no diretório estadual desloca da presidência o ex-prefeito de Maceió e atual vereador Rui Palmeira, que liderava o PSD em Alagoas desde sua filiação, em 2020. Rui adotou uma postura institucional e indicou que pretende continuar colaborando.
“Continuo filiado e pretendo continuar contribuindo com o partido, com ideias e sugestões”, disse Rui, em declaração à imprensa.
EVOLUÇÃO DO PSD
Fundado em 2011 por Gilberto Kassab, o PSD nasceu como um partido de centro, com o objetivo de se apresentar como alternativa pragmática e moderada no cenário político brasileiro. Desde então, a sigla cresceu com rapidez, reunindo ex-integrantes de diferentes campos ideológicos e se consolidando como uma das principais forças do Congresso Nacional.
A presidência estadual do PSD dá a Luciano Amaral a responsabilidade de conduzir as articulações da legenda em um ciclo eleitoral importante. O partido deve trabalhar para eleger uma bancada expressiva de deputados estaduais e federais, além de discutir sua participação na chapa majoritária, com possibilidade real de indicar o vice de uma candidatura ao governo estadual.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Pedido
Jovem acusa juiz alagoano de violência sexual, mas desiste de medidas protetivas após decisão do TJ/AL
-
5Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa