Política
TRE/AL e Seduc planejam concurso para estudantes com foco na desinformação
Núcleo de Enfrentamento à Desinformação e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal organizarão o concurso, dentro das atividades propostas pelo Observatório da Desinformação

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se reuniram, nesta terça-feira (6), para planejar um concurso voltado a estudantes da rede estadual de ensino com foco no combate à desinformação e na educação midiática. O Núcleo de Enfrentamento à Desinformação e a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal organizarão o concurso, dentro das atividades propostas pelo Observatório da Desinformação.
A primeira reunião aconteceu na sede da Seduc e contou com a presença da secretária-executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino, e da coordenadora do Observatório da Desinformação no TRE, Flávia Gomes de Barros.
“Nossa ideia é fazer com que esses estudantes do Ensino Médio sejam capazes de combater efetivamente a desinformação e se tornem disseminadores de conceitos importantes sobre educação midiática, levando a temática para dentro de suas casas antes do período eleitoral, minimizando os impactos negativos nas próximas eleições gerais”, explicou Flávia Gomes de Barros.
De acordo com dados da Seduc, cerca de cem mil alunos estão atualmente matriculados no ensino médio regular, entre o primeiro e o terceiro ano, sendo 74.133 no ensino médio parcial e 30.290 no ensino médio integral.
Para a secretária Sandra Vitorino, o ideal é que o concurso seja dividido em duas etapas, sendo uma regional onde serão selecionados os vídeos para as redes sociais, e uma etapa final onde estudantes e gestores se reunirão para um grande momento de interação, onde haverá jogos e a premiação dos vencedores.
“Com essas etapas bem definidas e com a integração dos grêmios estudantis na divulgação do projeto conseguiremos atingir a maioria desses jovens e estou certa que com produção de conteúdo pras redes sociais – que eles dominam e interagem efetivamente – a temática da desinformação será amplamente debatida e trabalhada”, pontuou a secretária.
Mais lidas
-
1Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
2Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda
-
3Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
4Adriana Rocely
Coordenadora de curso da Uneal denuncia perseguição e pede providências em carta aberta
-
5Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió