Política

Assembleia aprova paralisações dos técnicos administrativos da Ufal nos dias 5, 21 e 22 de maio

Na próxima segunda-feira (5) haverá reunião entre Fasubra e MEC; categoria busca pressionar governo federal para que cumpra integralmente o acordo de greve firmado em 2024

Por Ascom Sintufal 30/04/2025 16h46 - Atualizado em 30/04/2025 23h49
Assembleia aprova paralisações dos técnicos administrativos da Ufal nos dias 5, 21 e 22 de maio
Categoria deliberando sobre as paralisações dos dias 5, 21 e 22 de maio de 2025 - Foto: Ascom Sintufal

Nesta quarta-feira, dia 30 de abril de 2025, os Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Alagoas (TAE) decidiram, por unanimidade, realizar paralisações de suas atividades nos dias 5, 21 e 22 de maio. A decisão foi tomada durante uma assembleia geral extraordinária realizada no Centro de Interesse Comunitário (CIC), no Campus A. C. Simões, em Maceió. Essa ação faz parte de uma estratégia de pressão ao Governo Federal para que cumpra tudo o que foi acordado na última greve da categoria.

Logo no começo da assembleia, foram compartilhados os informes da Plenária Nacional online da Fasubra, realizada nos dias 26 e 27 de abril. Destacou-se a participação expressiva de delegados e delegadas de todo o país, com 73 mulheres e 98 homens presentes, totalizando 171 participantes. Essa mobilização reforça o engajamento da categoria em busca de seus direitos.

Segundo o comunicado oficial da Fasubra, o principal objetivo da plenária foi fortalecer a mobilização da categoria para garantir o cumprimento integral do acordo de greve firmado com o governo. A Federação destacou que a data limite para que o Executivo construa os instrumentos necessários para resolver os nove pontos pendentes do acordo é 31 de maio.

Durante a assembleia, também foi feita uma avaliação da conjuntura política nacional. Muitos participantes ressaltaram a importância de ampliar a mobilização diante da atual correlação de forças e da necessidade de fortalecer a luta da categoria.

Diante desse cenário, a assembleia aprovou novas paralisações nos dias 21 e 22 de maio, para continuar pressionando o Governo Federal a cumprir o acordo de greve, em alinhamento com o calendário da Fasubra.

Logo após a assembleia, o Sintufal já comunicou oficialmente (conforme anexo) ao Reitor da Universidade Federal de Alagoas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep/Ufal), Superintendência do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL/EBSERH) e a Divisão de Gestão de Pessoas do HUPAA/UFAL sobre os dias deliberados para paralisação da categoria.

Reunião com médicos e médicas veterinários

Após a assembleia, a coordenadora geral do Sintufal, Nadja Lopes, realizou uma reunião na subsede do Sindicato no CIC com médicos e médicas veterinários da Ufal, para tratar de assuntos de interesse da categoria.