Política
Câmara de Maceió reconhece Liga de Quadrilhas Juninas como Patrimônio Cultural e Imaterial

A Câmara Municipal de Maceió aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (28), a Lei nº 7.657/2025, que reconhece a Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas (LIQAL) como Patrimônio Cultural e Imaterial da capital alagoana. A proposta foi de autoria do ex-vereador Fábio Rogério e promulgada pelo presidente da Casa, vereador Chico Filho.
A decisão é um marco para a valorização das manifestações culturais populares, em especial para os quadrilheiros e quadrilheiras que mantêm viva a tradição das festas juninas em Maceió.
“Quero agradecer aos vereadores que de forma unânime aprovaram o projeto e ao presidente da Câmara, vereador Chico Filho, que promulgou essa lei no dia de hoje”, declarou o autor da proposta.
Fábio Rogério destacou sua ligação pessoal com a cultura junina e a importância desse reconhecimento. “Sou um apaixonado pelas quadrilhas juninas. Já na minha adolescência dancei quadrilha no meu bairro. Na Universidade Federal estudei a história das manifestações culturais de Alagoas, entre elas a quadrilha junina, e ao longo desses anos, promovendo o São João em Jatiúca, tenho acompanhado a luta e a dedicação de quadrilheiros e quadrilheiras para manter viva essa tradição tão linda em nossa cidade”, afirmou.
Fábio Rogério finalizou com uma mensagem de gratidão: “Recebam o nosso reconhecimento e gratidão por todo o trabalho desenvolvido por vocês, fazedoras e fazedores de cultura da nossa capital”.
A nova lei já está em vigor a partir de sua publicação.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'