Política

Senador Renan Calheiros confirma participação em reunião da AMA

Pauta municipalista será um dos temas do próximo encontro dos prefeitos e prefeitas na Associação

Por Imprensa AMA 29/04/2025 19h50
Senador Renan Calheiros confirma participação em reunião da AMA
Senador Renan Calheiros (MDB-AL). - Foto: crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) realiza, na próxima segunda-feira (5/5), mais uma tradicional reunião entre prefeitos e prefeitas. O encontro acontecerá a partir das 10h, no auditório da instituição. O senador da República, Renan Calheiros, confirmou participação no segundo ponto de pauta, às 11h, para uma discussão de assuntos municipalistas e os principais desafios enfrentados pelas gestões locais.

A participação do senador reforça o papel da AMA como interlocutora das causas municipais, atuando como ponte entre os municípios e as esferas estadual e federal. O presidente Marcelo Beltrão destaca que a presença de parlamentares e representantes dos órgãos de controle nas reuniões fortalece a construção de soluções conjuntas para os problemas enfrentados no dia a dia das prefeituras.

“A AMA está sempre comprometida em articular, debater e encaminhar as pautas prioritárias dos municípios alagoanos. Nosso papel é unir forças para garantir que os pleitos dos prefeitos cheguem com mais peso e representatividade aos espaços de decisão”, reforçou Beltrão.

Na primeira parte da programação, será lançada a Cartilha Orientativa para Contratações Públicas no Setor Artístico, elaborada pela Comissão de Licitações e Contratos e de Direito Administrativo da OAB/AL. O material foi desenvolvido com o objetivo de orientar prefeituras e procuradores sobre as boas práticas jurídicas e administrativas nas contratações de shows e atrações culturais, garantindo mais segurança e transparência aos processos.

A apresentação da cartilha contará com a presença de representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), do Ministério Público de Contas (MPC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) e da própria OAB/AL. O público-alvo são prefeitos(as), procuradores municipais e servidores responsáveis pela organização de eventos públicos.