Política

Câmara de Maceió recebe pedido de posse de suplente, mas adia substituição de vereador

Mesmo com decisão judicial, Regimento Interno permite 120 dias sem suplente

Por Tribuna Hoje com assessoria 29/04/2025 12h22 - Atualizado em 29/04/2025 15h26
Câmara de Maceió recebe pedido de posse de suplente, mas adia substituição de vereador
Caio Bebeto é o primeiro da lista do PL após afastamento de Siderlane - Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Maceió informou que recebeu oficialmente, nessa segunda-feira (28), o pedido de posse do suplente Caio Bebeto, primeiro nome da lista do Partido Liberal (PL), após a decisão judicial que determinou o afastamento do vereador Siderlane Mendonça.


A Casa Legislativa esclareceu, no entanto, que a posse do suplente não ocorrerá neste momento. Segundo nota divulgada pela Câmara, embora esteja cumprindo integralmente a liminar expedida pela Justiça Eleitoral, o afastamento judicial não implica em posse automática do suplente, conforme o que estabelece o Regimento Interno da Casa.

De acordo com as regras internas da Câmara de Maceió, o parlamentar afastado pode permanecer até 120 dias fora do exercício do mandato sem que haja a convocação obrigatória do suplente para a função legislativa.

Com base nesse regramento, a Mesa Diretora optou por não efetivar a posse de Caio Bebeto neste momento, ainda que o pedido tenha sido formalizado.

Em nota, o Legislativo municipal ressaltou que “permanece à disposição das autoridades, agindo com respeito e compromisso incondicional às determinações judiciais” e reforçou seu compromisso com a legalidade e a transparência no cumprimento de decisões da Justiça.

A decisão sobre uma eventual posse de Caio Bebeto será reavaliada caso o afastamento de Siderlane se prolongue além do prazo regimental permitido.