Política

Ex-protagonista de 'Malhação' comemora primeira missão como diplomata após passar em concurso

Gabriel Falcão, de 34 anos, foi aprovado em 11º lugar e está trabalhando no Palácio Itamaraty, em Brasília

Por Extra Online 23/04/2025 14h13
Ex-protagonista de 'Malhação' comemora primeira missão como diplomata após passar em concurso
Ex-galã de "Malhação", Gabriel Falcão é aprovado em concurso para diplomata - Foto: Globo e Instagram

Ex-protagonista de "Malhação", Gabriel Falcão comemorou sua primeira missão como diplomata após passar no concurso. O ator, de 34 anos, trabalha atualmente no Palácio do Itamaraty, em Brasília, mas está no Rio de Janeiro para a reunião de chanceleres do Brics.

"A primeira missão oficial a gente nunca esquece", publicou no Instagram, mostrando que está com outros diplomatas no Rio.

Gabriel vem mostrando um pouco da sua rotina agora como diplomata do Palácio Itamaraty, em Brasília, nas redes sociais. O ator postou fotos feitas durante uma conferência entre países no Instituto Rio Branco.

"Uma semana na vida de um diplomata no IRBr", escreveu ele na legenda de uma foto, marcando países como Azerbaijão, Palestina, Armênia e São Tomé e Príncipe.

Gabriel Falcão mostra trabalho como diplomata — Foto: Instagram



Gabriel contou que é poliglota. Ele fala inglês, francês, espanhol e um pouco de grego antigo e está aprendendo árabe. Ele também detalhou como é a rotina no Instituto Rio Branco:

"Muito intensa. Além de estudarmos quatro idiomas estrangeiros, temos disciplinas instrumentais, conceituais e profissionalizantes, palestras temáticas e participação em eventos multilaterais".

Gabriel falou da preparação para ser aprovado no concurso público de 2024 para diplomata no Palácio Itamaraty, em Brasília, com salário inicial de R$ 20,9 mil.

"Fui aprovado num tempo muito mais breve do que eu imaginava que seria. Eu estava me preparando para ficar cinco anos estudando. E cinco anos estudando, obviamente, eu não estava abrindo mão de tudo que eu já tinha construído em termos de carreira, de trajetória profissional e até mesmo acadêmica", disse ele, em um papo no canal do Nabuco CACD, no YouTube.

Ele disse que estudava quatro horas por dia por um ano e meio, de segunda a sábado. "E o resto do tempo eu estava fazendo outras coisas: estava me preparando para o mestrado, fazendo pós-graduação em tradução, a vida estava seguindo", contou ele, que faz mestrado em Filosofia.

Gabriel revelou ainda que fez o primeiro concurso em 2023, de forma "despretensiosa" e quase passou. "Quando saiu o resultado, eu tinha passado em uma posição excelente. Aí eu disse: vou focar então. Tive dois meses para me preparar e estudei, seis, oito horas por dia. Fiquei na 48º posição. Não fui aprovado e fiquei muito perto".

Gabriel tomou posse do cargo no dia 24 de janeiro. Na ocasião, ele fez uma postagem revelando que ficou em 11º lugar, entre 8.825 candidatos. O concurso tinha 37 vagas, com provas em diversas áreas, como História Mundial, História do Brasil, Política Internacional, Economia, Geografia, Direito Brasileiro e Internacional, além de Português, Inglês e Francês/Espanhol.

"Não é exagero dizer que esse foi, de longe, o maior desafio da minha vida: mais de dois anos de dedicação, sacrifícios, incertezas, decisões difíceis, erros, percalços e angústias, mas, acima de tudo, muito aprendizado. Em primeiro lugar, sempre há tempo para fazer novas escolhas, mais maduras e mais conscientes do que se é e do que se quer; e, em segundo, nossas melhores escolhas são aquelas que não se baseiam no que é mais fácil, cômodo, seguro ou esperado, mas sim no que é mais significativo", escreveu o ex-galã de "Malhação" na legenda.

"Um dos grandes chanceleres da história recente da política externa brasileira disse uma vez que a melhor tradição do Itamaraty é saber se renovar. Aparentemente, estou no lugar certo", completou o ator.

A carreira diplomática envolve representar o Brasil no exterior e contribuir para as relações internacionais do país.

Gabriel Falcão interpretou o protagonista Benjamin (Ben) na 21ª temporada de "Malhação", que foi ar em 2013 e 2014. Ele fez par com Bianca Salgueiro (Anita) e Hanna Romanazzi (Sofia). O ator está afastado da TV desde 2021, quando fez uma participação na novela "Nos Tempos do Imperador".