Política

David Empregos participa da 111ª Reunião Extraordinária do CES/AL e faz crítica ao sistema de regulação das UPAs de Maceió

Reunião foi realizada no auditório da Casa da Indústria, em Maceió

Por Assessoria 18/04/2025 14h32
David Empregos participa da 111ª Reunião Extraordinária do CES/AL e faz crítica ao sistema de regulação das UPAs de Maceió
Vereador David Empregos - Foto: Assessoria

O vereador David Empregos (UB) participou, na manhã da quarta-feira (16), da 111ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL), realizada no auditório da Casa da Indústria, em Maceió. O encontro teve como um dos principais pontos de pauta a discussão sobre a situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado, com foco na regulação e nos desafios enfrentados no atendimento à população.

“Estou aqui na reunião extraordinária do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas. Um dos pontos discutidos foi a situação das UPAs de Alagoas e sobre a regulação”, declarou o parlamentar.

Durante o evento, foram apresentados relatórios de visitas técnicas realizados por conselheiros do CES/AL, que revelaram gargalos no sistema de regulação, especialmente nas UPAs de Maceió. David Empregos destacou que os problemas apontados nos documentos são semelhantes aos que ele mesmo observa durante suas fiscalizações nas unidades.

“Acompanhei a leitura do relatório da visita técnica dos conselheiros, inclusive compactuo com o relatório, pois é o que vejo quando faço as fiscalizações nas UPAs. Vários pacientes, principalmente os casos ortopédicos e vascular, ficam vários dias esperando a liberação do código para a transferência. Além da falta de ambulâncias para transportar os pacientes”, denunciou.

O relatório citado, referente à UPA Dr. Ismar Gatto, no Jacintinho, apontou situações recorrentes de superlotação, demora na transferência de pacientes regulados e ausência de estrutura adequada para acolher a demanda crescente. Diante disso, o vereador reforçou a necessidade de medidas emergenciais por parte do poder público para garantir o direito à saúde com dignidade e agilidade.

A reunião ainda contou com informes gerais sobre outras ações e deliberações do CES/AL, marcando mais um momento de escuta e mobilização em torno da melhoria da saúde pública em Alagoas.