Política
Marx Beltrão defende Lira como candidato ao Senado
Ex-presidente da Câmara é cotado ao posto, mas não confirma publicamente intenção

Desde o ano passado, o deputado federal e ex-presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP), tem evitado declarar publicamente, mas seus aliados estão confirmando nos municípios alagoanos que ele estará na disputa por uma das vagas ao Senado. A candidatura foi praticamente lançada pelo deputado federal Marx Beltrão (PP), durante a inauguração da primeira etapa da Praça da Juventude e o Ginásio Poliesportivo Anderson da Silva Sapucaia, em Coruripe, ao lado do ministro dos Esportes, André Fufuca.
Marx Beltrão rasgou elogios a Lira, atribuindo a ele uma liderança fundamental para todos os investimentos que conseguiu trazer, e finalizou anunciando os planos para 2026.
“Eu queria aqui aproveitar essa oportunidade, sei que não é o momento político, mas muitas vezes quando a gente diz algo, quem precisa escutar, escuta. E é aqui na minha terra, que eu gostaria de dizer ao Estado de Alagoas, que em breve Alagoas vai ter um deputado federal do partido, que será o nosso próximo senador. E esse senador já tem nome, é o futuro senador Arthur Lira”, discursou.
O deputado que já foi forte aliado dos Calheiros e passou longos anos no MDB, se diz confortável do outro lado. “Quero abraçar meu colega que trabalho, deputado Arthur Lira, ele que abriu as portas do Progressistas para que eu fizesse parte desse partido que me abraçou, um partido que eu estou muito satisfeito em fazer parte, que eu estou muito realizado, porque é um partido que me dá todas as condições de trabalhar em Brasília, representando o povo de Coruripe, representando o Estado de Alagoas e o nosso país, e o Arthur sempre procurou liderar com maestria todos os deputados da bancada. Eu tenho conseguido trazer para Alagoas muitos investimentos através da parceria que eu tenho com o deputado Artur Lira”.
Nas eleições de 2026, serão abertas duas vagas para o Senado. Mesmo assim, essa promete ser uma das corridas eleitorais mais complexas dos últimos tempos em Alagoas. Renan Calheiros (MDB), adversário mais notável de Lira, hoje ocupa uma das cadeiras, e é candidato natural à reeleição.
A outra cadeira está com Eudócia Caldas (PL), suplente do agora vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha (Podemos). Eudócia é mãe do prefeito JHC (PL). Os Caldas, oficialmente, permanecem como adversários dos Calheiros, aliados de Lira. Mas nos últimos meses já foram dados sinais de aproximação, com direito a declarações públicas de Renan em eventos no berço político da família, a cidade de Ibateguara.
Mas, como já publicamos, o grupo político do deputado Antônio Albuquerque (Republicanos) e da família Davino se juntou recentemente, declarando disposição para “missões impossíveis”. Davi Davino, agora Republicanos, disputou o Senado contra Renan Filho em 2022, e apesar de ter perdido conseguiu se destacar na disputa. Outro que aparentemente pensa em tentar o Senado é o deputado Alfredo Gaspar de Mendonça (União).
Para o Governo de Alagoas, os dois grupos também estão apostando nas jovens promessas. O MDB vem alimentando a ideia do retorno de Renan Filho (MDB), atualmente ministro dos transportes. Já o grupo adversário, vislumbra JHC encerrando a era do MDB no Palácio República dos Palmares.
Por enquanto, trata-se apenas das especulações do jogo político. Não há nenhuma chapa fechada, nenhuma aliança que não possa ser feita ou desfeita nesse um ano que ainda resta, antes do início oficial da campanha.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia