Política

MDB estima que terá apoio em 93 prefeituras de Alagoas

Partido do senador Renan Calheiros segue filiando gestores que estavam em partidos de oposição e até mesmo em legendas aliadas

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 29/03/2025 08h22 - Atualizado em 29/03/2025 08h33
MDB estima que terá apoio em 93 prefeituras de Alagoas
Senador Renan Calheiros deve ser o principal beneficiado com as adesões de novos prefeitos ao MDB - Foto: Edilson Omena / Arquivo

Em Alagoas, o MDB tem avançado em sua articulação política para as eleições de 2026, com o objetivo de fortalecer o apoio ao governador Paulo Dantas, que tem dito que fica até o final do mandato, e o senador Renan Calheiros, que preside a legenda, e já pavimenta um apoio gigante nos municípios por mais uma reeleição.

Atualmente, o partido conta com 70 prefeitos e cerca de 390 vereadores, segundo informações passadas pela assessoria do partido à Tribuna Independente. Estimativas internas do grupo apontam que 93 prefeitos de 102 em Alagoas devem apoiar o candidato a governador do MDB, com Renan Calheiros como principal nome para o Senado.

De acordo com fontes do partido, apenas 9 prefeitos, entre os 102 do estado, atualmente estão alinhados com a oposição. A maioria dos prefeitos que antes eram aliados de partidos de oposição tem se filiado ao MDB ou demonstrado interesse em alavancar apoio ao grupo de Paulo Dantas e Renan Calheiros.

Entre as recentes adesões, destaca-se a filiação do prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, que deixou o PP e se juntou ao MDB em janeiro. Em seguida, os prefeitos Daniel Vasconcelos, de Maragogi, e Carlos Gonçalves, de Rio Largo, ambos do PP, assumiram compromisso com o grupo de Paulo Dantas e Renan Calheiros, com a promessa de apoio nas eleições de 2026.

Além desses, os prefeitos de Feliz Deserto e Jequiá da Praia, Jorge Nunes e Felipe Jatobá, também do PP, já haviam firmado apoio ao projeto do MDB, garantindo voto para Renan Calheiros e para o candidato do grupo ao governo, que deve ser o ex-ministro Renan Filho. Nas últimas semanas, os prefeitos de Olho d’Água Grande, Suzy Higino, e de Ouro Branco, Denyse Siqueira, também aderiram à base governista.

O aumento no número de adesões é acompanhado de perto por interlocutores do governador Paulo Dantas, que destacam a aceleração desse processo, com prefeitos de diversos municípios do estado buscando a filiação ao MDB. Hoje, o partido tem presença política significativa, não apenas com prefeitos, mas também com apoio da “segunda força” em mais de 80 municípios, o que reflete a expansão do apoio em todo o estado.

Com base nas adesões recentes e na projeção de apoio em 2026, o grupo de Paulo Dantas tem reforçado sua estratégia política para as próximas eleições, focando na manutenção da cadeira do senador Renan Calheiros e no fortalecimento da candidatura ao governo, com Renan Filho. Além disso, o grupo está buscando consolidar alianças em diversas regiões do estado, o que pode impactar diretamente no cenário político nos próximos anos.

Para a cientista política Luciana Santana, o movimento eleitoral do MDB já vem ocorrendo há muito tempo.

“Esse processo de articulação já começou, e está bastante claro. As movimentações dos prefeitos para filiação ao MDB, pensando na força política desses municípios para a eleição, não são por acaso. O foco é a manutenção do cargo de Renan Calheiros no Senado e na disputa pelo governo de Alagoas. Renan Calheiros conhece as regras do jogo e os atores políticos, buscando ser bem-sucedido nas eleições de 2026”.