Política

Paralisação e ato público marcam 28 de março na Ufal

Por Assessoria 28/03/2025 14h58
Paralisação e ato público marcam 28 de março na Ufal
Paralisação busca reabrir diálogo e garantir compromissos assumidos - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) realizou paralisação na Ufal, nesta sexta-feira (28/03), e uma manifestação na entrada do Campus A. C. Simões. O ato político é mais uma iniciativa para cobrar o acordo fechado ao final da última greve da categoria com o governo federal.

“É importante destacar que a reunião entre a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira TAE do Ministério da Educação (CNSC-MEC) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), que estava marcada para o dia 28 de março, foi cancelada pelo governo federal, sem previsão de nova data. Esse cancelamento, realizado sem justificativa, gerou grande descontentamento entre os servidores, que consideram a negociação fundamental para avançar nas demandas da categoria. A paralisação desta sexta-feira tem como objetivo principal pressionar pela reabertura do diálogo e garantir o cumprimento dos compromissos previamente assumidos” afirma o Sintufal em nota distribuída para população.

Para coordenadora Geral do Sintufal, Nadja Lopes, essa paralisação de 28 de março foi “um aviso ao governo federal com o objetivo de sensibilizar o mesmo a cumprir o acordo de greve e aplicar o reajuste’. Ela lembra, ainda, que já existe uma definição para o dia 1º de abril como a data indicativa para o início do estado de greve se não houver avanço.

Nesta sexta-feira foram realizadas atividades dos Técnico-Administrativos em Educação (TAE) em todo Brasil. E agora as bases sindicais, em cada estado, aguardarão informações da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) sobre próximas ações.