Política

Ex-prefeito vai para gestão Paulo Dantas

Julio Cezar, que comandou Prefeitura de Palmeira dos Índios por dois mandatos, recebeu convite e pode ser titular da Serfi

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 28/03/2025 08h39
Ex-prefeito vai para gestão Paulo Dantas
Julio Cezar confirma que recebeu a proposta, mas garante que convidado não escolhe secretaria para comandar no governo Paulo Dantas - Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Palmeira dos Índios, Julio Cezar (MDB), confirmou à Tribuna Independente que irá assumir uma Secretaria de Estado a convite do governador Paulo Dantas, mas ainda não sabe qual pasta comandará.

Ele destacou sua trajetória política, afirmando que passou 20 anos acompanhando governadores e iniciou sua carreira política em 2012, quando foi eleito vereador. Após dois mandatos na Câmara Municipal, foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios e reeleito, conseguindo, na última eleição, eleger sua sucessora, Tia Júlia (MDB).

“Convidado não escolhe. Sou um soldado do MDB e estou pronto para assumir a Secretaria, seja qual for a área”, declarou Julio Cezar. O anúncio de sua nomeação foi feito pelo governador Paulo Dantas durante o lançamento do programa Planta Alagoas, realizado na última terça-feira, 25 de março, em Palmeira dos Índios.
Paulo Dantas elogiou a gestão do ex-prefeito e destacou sua capacidade de liderança. “Vocês estão emprestando uma joia para nós. Ele foi um excelente prefeito e integrará nosso governo com um papel estratégico”, disse o governador.

Embora ainda não esteja definido qual secretaria Julio Cezar irá assumir, especula-se que ele possa ser nomeado para a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). A pasta, atualmente comandada por Hugo Leahy, tem como função articular parcerias e investimentos para Alagoas. Essa possibilidade ganha força em meio à reforma administrativa planejada por Paulo Dantas, que prevê mudanças em seu secretariado até abril.

Leahy é indicado do empresário e suplente de senador, Rafael Tenório.

Julio Cezar, que também exercia o cargo de secretário de Governo na gestão de sua sucessora, afirmou que encara a nova missão com responsabilidade. “Aceitei o convite do governador com muita honra. Como um soldado, estou de prontidão para fazer tudo o que for necessário para o bem de Palmeira e, agora, de Alagoas”, afirmou. Ele também ressaltou que sua experiência como gestor municipal o preparou para desafios maiores e que pretende contribuir de forma significativa para a administração estadual.

A provável nomeação do ex-prefeito para o primeiro escalão do Governo de Alagoas reforça a intenção de Paulo Dantas de fortalecer a gestão com lideranças regionais experientes. Além disso, sua inclusão no governo estadual amplia a presença do MDB no Executivo alagoano. Nos bastidores, a entrada de Julio Cezar é vista como um movimento estratégico para aproximar ainda mais o governo estadual das lideranças do interior, fortalecendo alianças políticas e ampliando a base de apoio de Paulo Dantas.

A decisão também reflete a influência política de Julio Cezar dentro do MDB. Durante sua gestão em Palmeira dos Índios, ele implementou programas de desenvolvimento urbano, educacional e social, que ganharam reconhecimento no estado. Sua popularidade na região e sua capacidade de articulação política o tornaram um nome de peso dentro do partido.

A cerimônia de posse de Julio Cezar está prevista para ocorrer até a metade de abril, no Palácio do Governo, em Maceió. O evento contará com a presença de autoridades, lideranças políticas e convidados, consolidando oficialmente sua chegada ao secretariado estadual. A expectativa é que, em sua nova função, ele mantenha um canal aberto com os prefeitos do interior, ajudando na captação de recursos e na implementação de políticas públicas alinhadas às necessidades das cidades alagoanas.