Política

Instabilidade política toma conta de Rio Largo

Atual prefeito denuncia ao Ministério Público Estadual que tentaram falsificar sua assinatura para assinar renúncia ao cargo

Por Editoria de Política - Tribuna Independente 27/03/2025 08h55 - Atualizado em 27/03/2025 09h42
Instabilidade política toma conta de Rio Largo
Ex-prefeito Gilberto Gonçalves tem entrado em conflito constantemente com o prefeito Carlos Gonçalves - Foto: Reprodução

O prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves (PP), denunciou ao Ministério Público do Estado (MP/AL) que tentaram autenticar e assinar documentos em seu nome sem sua autorização, o que ele classifica como mais uma tentativa de fraudar sua gestão e forjar sua renúncia ao cargo. Segundo o gestor, as tentativas ocorreram em dois cartórios distintos: em Rio Largo, no dia 18 de março, e em Porto Calvo, no dia 17 de março.

Em pronunciamento nas redes sociais, Carlos Gonçalves declarou estar indignado com o ocorrido e afirmou que está buscando providências junto ao Ministério Público.

“Claramente mais um movimento para forjar a minha renúncia ao cargo de prefeito de Rio Largo. Por isso, estou hoje aqui na Procuradoria-Geral de Justiça de Alagoas, em busca de providências e por acreditar nas instituições constituídas para investigar e punir, dentro da lei, aqueles que estão tentando interferir ilegalmente no comando da prefeitura”, declarou em vídeo divulgado nas redes sociais.

O prefeito também reforçou sua determinação em continuar à frente da gestão municipal, destacando que foi eleito para trabalhar pela cidade.

“Conto com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos [AMA] e das instituições de justiça para garantir que a verdade prevaleça”, acrescentou.

O Ministério Público de Alagoas confirmou que recebeu o prefeito e tomou conhecimento da denúncia, mas informou que aguardará a instauração de inquérito policial para designar um promotor para acompanhar o caso.

“O prefeito relatou um fato possivelmente ilícito. No entanto, como ele já havia registrado a ocorrência na polícia judiciária, o MP aguarda o pedido de instauração de inquérito para proceder com as medidas cabíveis”, diz a nota enviada pelo órgão.

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, também se manifestou em solidariedade ao gestor municipal. “Estamos aqui para prestar apoio ao prefeito Carlos, eleito democraticamente, que vem enfrentando diversos transtornos desde o início de sua gestão. Cobramos que as instituições adotem as medidas necessárias para garantir que seu direito ao cargo seja preservado”, afirmou.

O caso agora segue para apuração das autoridades competentes.

CONFLITO

A crise política em Rio Largo vem se agravando nos últimos meses, com sucessivas disputas entre o atual prefeito e o grupo político do ex-prefeito e atual secretário de Governo, Gilberto Gonçalves, conhecido como GG, que exerce o cargo de secretário de Governo em Rio Largo.

Recentemente, o atual prefeito e o ex-prefeito protagonizaram um embate público durante um evento. Na ocasião, GG afirmou ter sido responsável por colocar Carlos no cargo, ao que este respondeu de forma ríspida: “Você é apenas um secretário”. O episódio evidenciou mais uma vez as tensões políticas que têm marcado a relação entre os dois líderes e o cenário político de Rio Largo.