Política

Medeiros aposta em um PT que dialogue

Deputado estadual lançou sua candidatura à presidência do partido em AL e defende legenda sem poder centralizador

Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente 25/03/2025 08h02 - Atualizado em 25/03/2025 10h59
Medeiros aposta em um PT que dialogue
Ronaldo Medeiros evita polêmicas com adversária e diz que vai dialogar com a vereadora Teca Nelma - Foto: Sandro Lima

Com um discurso voltado para a renovação e fortalecimento da militância, o deputado estadual Ronaldo Medeiros oficializou sua candidatura à presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de Alagoas, no último domingo (23). Em um evento que reuniu, conforme estimativas dos organizadores, mais de mil apoiadores, Medeiros destacou a necessidade de ampliar a participação do partido no estado e de construir um projeto político que vá além dos gabinetes e da atual estrutura de poder interna.

“O lançamento foi democrático, com a participação de diversas forças políticas. Tivemos aqui a Resistência Socialista, da qual faço parte, além da Democracia Socialista, Articulação de Esquerda e o Movimento PT. A presença de dirigentes nacionais demonstra a unidade que existe hoje no partido, não só em Alagoas, mas em todo o Brasil”, afirmou Medeiros.

De acordo com o deputado estadual, a sua candidatura representa um desafio à hegemonia do grupo que comanda o PT-AL há três décadas. Segundo ele, o momento exige mudanças para fortalecer a legenda no estado, que, apesar da força do partido no Nordeste, ainda enfrenta dificuldades em expandir sua atuação política local.

“Temos um grupo que está no poder há mais de 30 anos. É fundamental dar maior atenção à militância no interior e fortalecer os diretórios municipais. O PT precisa sair dos gabinetes, ir às universidades, dialogar com estudantes, movimentos sociais e sindicatos. Precisamos retomar o trabalho de base e mostrar que somos um partido forte”, defendeu.

REAPROXIMAÇÃO COM A MILITÂNCIA

Ronaldo Medeiros aposta na reaproximação com filiados que se distanciaram da legenda nos últimos anos. Ele afirma que sua candidatura é resultado de um projeto construído com diálogo e mobilização de diversas correntes internas.

“Estamos há três anos construindo essa candidatura, ouvindo, dialogando e buscando parcerias. O resultado disso foi um lançamento que reuniu mais de mil pessoas de todo o estado, muitas delas militantes que estavam desacreditadas, mas que agora voltam a acreditar nesse projeto de renovação”, disse.
Sobre a candidatura de Dafne Orion, apoiada pelo deputado federal Paulão, Medeiros preferiu não polemizar. Já em relação à vereadora Teca Nelma, que recentemente filiou mais de 500 novos membros ao PT, ele afirmou que pretende buscar diálogo e construir alianças.

“Nós fomos os primeiros a convidar a vereadora para se filiar ao PT, há dois anos. Ela é uma jovem liderança promissora e seria uma grande honra tê-la ao nosso lado, mas o mais importante é construir um projeto coletivo, que vá além de questões numéricas”, ressaltou o deputado.

PROPOSTAS E DESAFIOS

Caso eleito, Ronaldo Medeiros pretende focar em três pilares: formação política, transparência e fortalecimento das lideranças locais. Para ele, o PT-AL precisa ampliar sua articulação política e retomar o contato direto com as bases populares.

“Temos que ter um partido mais vivo, que fortaleça suas lideranças e secretarias. Fazemos parte de um governo, mas também precisamos dialogar muito com nossa militância. O PT não pode ser duas ilhas separadas. É essencial buscar os movimentos sociais, as periferias, as grotas, as favelas. O PT cresceu porque construiu aliados e formou uma militância engajada. Precisamos resgatar essa identidade”, concluiu.