Política

Medeiros vai lançar candidatura e PT-AL caminha para disputa

Por Emanuelle Vanderlei - Tribuna Independente 18/03/2025 09h04
Medeiros vai lançar candidatura e PT-AL caminha para disputa
Desde que voltou ao partido em 2022, com a benção de Paulão, Ronaldo tem trabalhado intensamente para ampliar sua base de apoio - Foto: Ascom ALE

Está marcado para o próximo domingo (23), no Centro de Convenções de Maceió, o lançamento da candidatura do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores em Alagoas.

Depois de uma longa pré-temporada com direito a troca de farpas entre ele e o deputado federal Paulão (PT), a campanha inicia oficialmente e, pela primeira vez em muito tempo, há dentro do partido quem acredite que a tendência interna de Paulão pode deixar de ser a primeira no estado.

Como já foi adiantado pela Tribuna Independente em fevereiro, o evento do próximo domingo oficializa uma aliança entre diferentes tendências internas do PT no estado. Estarão juntos nesse pleito a Resistência Socialista, de Ronaldo Medeiros, o Movimento PT, de Marcelo Nascimento, a Democracia Socialista, de Lenilda Lima, e a Articulação de Esquerda.

Estão confirmadas as presenças de seis dirigentes nacionais do partido, representando as tendências já mencionadas. Além da candidatura do parlamentar ao diretório estadual, o grupo lança a assistente social Alessandra Costa à presidência do PT Maceió.

Do outro lado da disputa estará a presidente do Sindicato dos Urbanitários Dafne Orion, lançada anteriormente pela tendência Construindo Um Novo Brasil (CNB), que tem quadros como Paulão e Ricardo Barbosa em sua composição estadual. Nacionalmente, a CNB tem nomes de peso como o presidente Lula e a ministra Gleisi Hoffman.

Apesar de estar em um momento mais difícil em Alagoas, a CNB ainda demonstra força no estado. O resultado, desta vez, parece mais incerto. Desde que voltou ao partido em 2022, com a benção de Paulão, Ronaldo tem trabalhado intensamente para ampliar sua base de apoio. Além de filiar muita gente pelo estado, ele tem ampliado o diálogo com as outras tendências, o que se confirma agora no lançamento da candidatura.

Outro fator que pode ser o ponto de desequilíbrio nessa disputa acirrada é a vereadora Teca Nelma.

Com menos de um ano de filiação, a parlamentar anunciou que filiou mais de 500 novos eleitores ao partido. Até o momento, ela não aderiu a nenhuma tendência interna do partido, e declara que para as próximas eleições internas, até agora, só definiu voto no diretório municipal de Maceió, que será Alê Costa.