Política
Prefeito de Maceió segue atento à movimentação sobre vaga no STJ

O prefeito de Maceió, JHC (PL), continua com as investidas em Brasília intensificando as estratégias em benefício da procuradora do Ministério Público Estadual (MPE), Marluce Caldas, pela vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde outubro de 2024, quando saiu a lista tríplice de indicados para assumir a vaga no STJ e sua tia, Marluce Caldas, estava no páreo, as articulações seguem intensas. Com a decisão nas mãos do presidente Lula (PT), há esforços de bastidores de uma aproximação da base de Lula.
Na última segunda-feira (10), JHC esteve presente na posse da ministra Gleisi Hofmann, que está à frente da Secretaria de Relações Institucionais. O gesto de JHC demonstrou o quanto o gestor da capital alagoana se mantém próximo do presidente Lula, principalmente atento às movimentações sobre a vaga no STJ.
Em Alagoas, JHC faz parte de um grupo político mais identificado com o Bolsonarismo, incluindo Arthur Lira (PP) e Alfredo Gaspar (União) rivalizando com os aliados de Lula no Estado, os Calheiros e os Dantas. Isso parece ter um formato diferente quando se trata do nome da procuradora que disputa uma vaga no STJ, já que há nos bastidores a certeza é de que Marluce conta com o apoio tanto de Renan Calheiros (MDB) quanto de Arthur Lira.
A definição, que tem demorado muito mais tempo que o usual, não tem prazo para acontecer. Em nota na coluna Radar da Veja, Gustavo Maia lembrou que isso destoa do comportamento do petista nesse mandato. “Na primeira vez em que teve que indicar ministros para o STJ neste terceiro mandato, em 2023, o presidente Lula foi bastante célere nas escolhas. No dia 23 de agosto daquele ano, os integrantes da Corte definiram listas com candidatos para preencher três vagas abertas. Para a primeira delas, reservada a integrantes da OAB, o mistério durou apenas seis dias. O presidente indicou Daniela Teixeira em 29 de agosto. Oito dias depois, em 6 de setembro, escolheu os desembargadores José Afrânio Vilela e Teodoro Silva Santos”.
Desta vez, com duas listas tríplices em aberto há mais de quatro meses, o presidente não decidiu nada. É notória a ausência do prefeito na capital alagoana nesse período em que tem se dedicado intensamente a uma aproximação do Governo Federal. A atuação nas redes sociais, antes carregada de postagens pela cidade, nos bairros e eventos locais, agora está mais calma, as vezes com ações da primeira-dama pela cidade, outras apenas com postagens institucionais, sem a presença de prefeito em tempo real.
Em entrevista recente à Tribuna Independente, o deputado federal Paulão (PT), líder da bancada alagoana e representante do partido de Lula em Alagoas, já declarou apoio à alagoana. “Eu acho que a gente tem que lutar por ela, e para mim a luta para ela ser do STJ independente do JHC, não tem nada a ver. É uma alagoana, é um espaço de uma nordestina”.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas