Política
AMA solicita e TC/AL prorroga prazo para envio da 1ª remessa da prestação de contas
Associação apontou dificuldades técnicas enfrentadas pelas administrações municipais para atender às novas obrigações do sistema
Atendendo à solicitação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TC/AL) publicou em seu Diário Oficial, na última terça-feira, 25, o Ato nº 25/2025, que prorroga, em caráter excepcional, o prazo para entrega dos módulos X (Previdência), XI (Saúde) e XII (Educação) do Sistema Integrado de Auditoria Pública (SIAP). A AMA apontou dificuldades técnicas enfrentadas pelas administrações municipais para atender às novas obrigações do sistema, fazendo-se necessária a extensão do prazo.
A nova data limite para envio das informações passa a ser 1º de julho de 2025. A medida visa garantir que os gestores municipais tenham tempo suficiente para se adequar às novas exigências do sistema.
O SIAP é um sistema essencial para a auditoria e controle dos gastos públicos, permitindo o envio de informações sobre a execução contábil, orçamentária, financeira e patrimonial dos entes municipais e estaduais.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, agradeceu ao presidente do TC/AL, conselheiro Fernando Toledo, e a toda a Corte de Contas pelo atendimento ao pedido da entidade. “Essa prorrogação é fundamental para que os municípios consigam cumprir com suas obrigações dentro do novo sistema sem comprometer a qualidade da gestão. Agradecemos ao Tribunal de Contas por compreender as dificuldades enfrentadas pelos gestores e por dar esse voto de confiança aos municípios alagoanos”, destacou.
A entidade segue acompanhando de perto as demandas dos municípios e trabalhando junto aos órgãos de controle para facilitar a gestão pública.
Confira abaixo a publicação:


Mais lidas
-
1Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
2Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
3Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
4Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha
-
5Sítio Capim
Acusada de matar ex-marido, médica Nádia Tamires é presa em Arapiraca




