Política
Audiência pública discute medidas para aumentar segurança no trânsito para motociclistas
Faixa exclusiva para motos, pontos de apoio para trabalhadores e sinalização de vias estão entre as sugestões

A implantação de medidas para aumentar a segurança dos motociclistas no trânsito foi tema de audiência pública, na sexta-feira (21), na Câmara Municipal de Maceió. A faixa exclusiva para motos esteve no centro da discussão, e é uma proposta do vereador David Empregos, que conta com apoio de outros parlamentares.
A motofaixa, como é também é chamada, foi uma das indicações já aprovadas em plenário nas primeiras sessões da Casa e, com a realização da audiência, a solicitação à Prefeitura de Maceió deve ser reforçada.
De acordo com o vereador, a faixa já foi implantada em mais de dez municípios brasileiros, entre eles, São Paulo, onde os números apontam para a redução dos acidentes com mortes.
“O que temos em Maceió é uma faixa imaginária, porque os motociclistas transitam nela e, por consequência, acabam sofrendo acidentes. Daqui da audiência, vai sair essa proposta, que cabe ao DMTT [Departamento Municipal de Transportes e Trânsito] e à Secretaria de Infraestrutura executar. Vamos encaminhar a ata e cobrar para que realmente venha a sair do papel”, defendeu David Empregos.
O motociclista Clebio Silva já teve a oportunidade de circular pela motofaixa em São Paulo. Ele disse que se sentiu mais seguro e percebeu mais fluidez no trânsito. “Os veículos automaticamente respeitam o motociclista, além de que os números mostram que andar sobre a faixa é vinte vezes mais seguro. Essa ideia salva vidas”, pontuou.
De acordo com o engenheiro de transporte e representante do setor acadêmico no Conselho do Plano Diretor, Gregory Aguiar, apesar de não ser regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro, a faixa tem tido resultados positivos em outras cidades do país.
Ele argumenta que a implantação em Maceió pode ocorrer de forma experimental, como em São Paulo, e sem a necessidade de intervenções estruturais ou grandes investimentos. “A intervenção é apenas na parte da sinalização horizontal e vertical, que é de menor custo. Não perderia uma faixa para carros, porque, na verdade, ela só regulamenta algo que os motociclistas já fazem”, explicou.
Outras medidas sugeridas durante a audiência foram a criação de pontos de apoio para trabalhadores de aplicativos e mototaxistas e a manutenção constante da sinalização vertical para a prevenção de acidentes.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas