Política

Eleitos iniciam 2025 com posse e novos desafios

JHC, que foi reeleito no primeiro turno na capital alagoana, será empossado pela Câmara de Vereadores para novo mandato

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 31/12/2024 10h39
Eleitos iniciam 2025 com posse e novos desafios
JHC não teve dificuldades para vencer a eleição em outubro de 2024 - Foto: Adailson Calheiros

No dia 1º de janeiro, prefeitos, prefeitas e vereadores eleitos e reeleitos em Alagoas iniciam oficialmente os seus mandatos em cerimônias de posse organizadas pelas Câmaras Municipais de cada município. Ao todo, 102 prefeitos e centenas de vereadores assumirão suas funções para o período 2025-2028.

Em destaque, lideranças que obtiveram expressiva votação nas urnas, JHC (PL), que foi reeleito com mais de 83% dos votos válidos no primeiro turno em Maceió; Marcelo Beltrão (PP), reeleito em Coruripe com mais de 90% dos votos válidos, e Luciano Barbosa (MDB), também reeleito em Arapiraca com mais de 100 mil votos.

Na capital alagoana, JHC em uma cerimônia que seguirá um rito que envolve também a posse dos 27 vereadores da nova legislatura. A posse ocorrerá na Associação Comercial, a partir das 14h, com organização da Câmara Municipal. De acordo com a assessoria da Casa, o evento começará com os vereadores eleitos prestando juramento individual, no qual prometem cumprir a Constituição Municipal e o regimento interno da Câmara.

Após essa etapa, será a vez do prefeito JHC fazer seu juramento e ser declarado apto a iniciar o novo mandato. A sessão será presidida pelo vereador mais votado nas eleições de 2024, como prevê o regimento da Câmara.

Encerrada a posse, os vereadores terão um intervalo antes de se reunir novamente, desta vez em sessão interna ou aberta, conforme decisão, para eleger a Mesa Diretora da Casa. A escolha pode ocorrer por votação secreta, aberta ou por aclamação, dependendo de consenso entre os parlamentares. Esta será a primeira legislatura com 27 vereadores, após a aprovação do aumento no número de cadeiras pela Câmara atual.

Os vereadores que tomam posse em Maceió são: Luciano Marinho (PL); Davi Davino (PP); Zé Marcio Filho (MDB); Galba Netto (PL); Marcelo Palmeira (PL); Leonardo Dias (PL); Milton Ronalsa (PSB); Teca Nelma (PT); Kelmann Vieira (MDB); Chico Filho (PL); Brivaldo Marques (PL); Cal Moreira (PL); Siderlane Mendonça (PL); Allan Pierre (MDB); Aldo Loureiro (PDT); Delegado Thiago Prado (PP); Olívia Tenório (PP); Silvânia Barbosa (SD); Jeannyne Beltrão (PL); Fátima Santiago (MDB); Thales Diniz (PSB); Eduardo Canuto (PL); Rui Palmeira (PSD); Jonatas Omena (PL); David Empregos (União); Samyr Malta (Podemos); e Silvio Camelo Filho (PV).

No final de dezembro do ano passado, o prefeito JHC conseguiu usar de sua estratégia para definir que o próximo presidente da Câmara de Maceió será o vereador Chico Filho (PL). Nos últimos anos, Chico agiu como líder do prefeito no Poder Legislativo.

VITÓRIA EXPRESSIVA

No município de Coruripe, a posse será realizada às 11h, no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A sessão será presidida pelo vereador mais votado, Dalmo Porto, que também ocupa atualmente a presidência da Câmara Municipal. Além de Marcelo Beltrão, os 15 vereadores eleitos para a nova legislatura também serão empossados.

De acordo com a assessoria do prefeito reeleito, a cerimônia terá formato de sessão solene, organizada para marcar o início oficial do mandato do prefeito reeleito e dos vereadores.

Em Arapiraca, Luciano Barbosa foi eleito com mais de 100 mil votos, mas a assessoria do município não forneceu informações sobre a cerimônia de posse até o fechamento desta edição. Luciano assume o comando do segundo maior município de Alagoas pela segunda vez consecutiva. Barbosa já foi prefeito de Arapiraca por oito anos, e também exerceu cargo de vice-governador na gestão Renan Filho (MDB).

ELEIÇÕES TRANQUILAS

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE) considerou as eleições em Alagoas tranquilas. “Em Alagoas, a votação transcorreu com tranquilidade e rapidez. O balanço final do TRE de Alagoas registrou poucas filas nas seções eleitorais e agilidade na divulgação dos resultados”, informou a Justiça Eleitoral.

Dos 2.442.894 eleitores alagoanos aptos a votar, 19,87% compareceram às urnas. A totalização foi concluída às 22h01 e Alagoas foi o 9º Estado a concluir a transmissão. Em Maceió, a totalização foi concluída às 20h28, cerca de três horas e meia após o fechamento dos locais de votação.

Nas eleições municipais, segundo destaque do TRE/AL, a grande novidade foi o acréscimo nos Pontos de Transmissão Remotos (PTRs), que ampliaram a transmissão da contagem dos votos. Com isso, foi a primeira vez que todos os 102 municípios alagoanos transmitiram os resultados diretamente para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).