Política
Congresso de Municípios terá 80 palestras técnicas
Com abertura confirmada para as 9 horas do dia 03 de dezembro, o Congresso dos Municípios Alagoanos “ Inovação, Transparência e Sustentabilidade – Caminhos para uma Gestão de Excelência”, terá 80 palestras e cursos distribuídos em 16 eixos técnicos. Serão três dias de conhecimento para 2.500 pessoas. O presidente eleito do Tribunal de Contas da União, ministro Vital do Rego, fará a conferência magna com o tema “Avanços do TCU em auditorias e soluções para desafios climáticos.
Os eixos tradicionais como educação, saúde e assistência social vão abordar, nos três dias de evento, os avanços e desafios dos atuais sistemas. Já no primeiro dia a tarde, Unicef e Ministério Público Estadual tratam da educação e o enfrentamento a violência contra crianças e adolescentes, bem como a construção de protocolos para execução de ações planejadas. Para discutir os avanços ,desafios e a PEC do Suas, o congresso trará a presidente do Coegemas, Penélope Andrade. Uma oficina sobre emendas constitucionais e debate sobre saúde ocular no Sus, conclui o eixo saúde no dia 3. Nos demais dias assuntos de grande relevância também serão tratados pelos especialistas.
Também estão programados um grande encontro com os prefeitos e prefeitas eleitos para o mandato 2025/2028, com a participação do TCU, MPE, OAB, CGU para orientação sobre como ter uma administração de excelência. A assessora especial da SRI da presidência da República, Elisa Cristina Pellegrini vai apresentar como o governo federal voltou a fortalecer os municípios através de parcerias estratégicas.
A sala Ipioca irá reunir 500 técnicos para palestras sobre a vida real nas licitações, aplicação da inteligência artificial e contratos administrativos, no primeiro dia deste eixo que terá continuidade nos dias seguintes.
Temas como controle interno e captação de recursos trarão para o Congresso resoluções normativas, papel estratégico nas fiscalizações e emendas parlamentares, bem como a equipe técnica do ministério da Gestão e Inovação.
Além dos eixos pilares da gestão pública, o Congresso terá palestras e oficinas nas áreas de cultura, contabilidade aplicada, previdência, agricultura, comunicação, turismo, arrecadação e gestão de tributos, cidades inteligentes, meio ambiente e sustentabilidade.
As secretárias estaduais, Bárbara Braga , Paula Dantas e o secretário Hugo Leahy também serão palestrantes nas áreas de atuação. Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, a coordenadora de produção associada do departamento de ordenamento ,inteligência e desenvolvimento do Mtur, Ana Oliveira Modesto virá de Brasília para apresentar a nova Lei Geral do Turismo.
Segundo o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley, o congresso é a maior escola gratuita para gestores e servidores municipais dentro da perspectiva do conhecimento para caminhos que promovam gestões cada vez mais excelentes.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2209 anos
Celebrado nesta quinta (5), aniversário de Maceió tem festa na orla
-
3Galo
Planejamento muda no CRB após chegar um novo treinador
-
4Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
5Operação Trapaça
Mulher e sócio do influenciador Kel Ferreti também são presos em operação do Gaesf