Política

Eleitores poderão justificar ausência no 2º turno em Maceió e Arapiraca

Mesas receptoras estarão disponíveis em Maceió, no Fórum Eleitoral da Gruta, e em Arapiraca, no cartório da 22ª Zona Eleitoral

Por Tribuna Hoje com Ascom TRE/AL 26/10/2024 00h56 - Atualizado em 26/10/2024 02h03
Eleitores poderão justificar ausência no 2º turno em Maceió e Arapiraca
Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) - Foto: Sandro Lima / Arquivo

Apesar da conclusão do primeiro turno das eleições municipais em Alagoas em 6 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) vai disponibilizar, no próximo domingo (27), dois pontos para que eleitores dos 51 municípios brasileiros com segundo turno possam justificar sua ausência. Mesas receptoras estarão disponíveis em Maceió, no Fórum Eleitoral da Gruta, e em Arapiraca, no cartório da 22ª Zona Eleitoral.

As mesas funcionarão das 8h às 17h. O segundo turno para prefeito ocorrerá em 51 municípios, incluindo 15 capitais, envolvendo 33,9 milhões de eleitores.

Quem não desejar comparecer presencialmente, pode justificar a ausência através do aplicativo e-Título. “Haverá segundo turno das eleições em Fortaleza (CE) e em São Paulo, por exemplo, e o eleitor ou eleitora de uma dessas cidades, que esteja em Alagoas, pode com o aplicativo e-Titulo, fazer a justificativa, que no dia da eleição é mais vantajosa porque você não precisa apresentar comprovação posteriormente”, alerta o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Klever Loureiro.

A Justiça Eleitoral estabelece que aqueles que não votaram no primeiro turno e não justificaram têm até o dia 5 de dezembro para apresentar sua justificativa sem custos. É necessário fundamentar a ausência com documentos comprovatórios, como passagens de viagem, atestado médico, entre outros. A partir do domingo, 27 de outubro, os eleitores têm um prazo de 60 dias para justificar a não participação no segundo turno. Aqueles que não cumprirem com a justificativa dentro do prazo legal estarão sujeitos a uma multa de R$ 3,51.