Política

Vereador eleito, Thales Diniz vai definir em que “lado” fica na Câmara de Maceió

Considerado uma surpresa na eleição deste ano, vereador eleito pelo PSB vai se reunir com partido para deliberar sobre situação ou oposição a JHC

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 12/10/2024 08h20 - Atualizado em 12/10/2024 08h39
Vereador eleito, Thales Diniz vai definir em que “lado” fica na Câmara de Maceió
Thales Diniz fez a sua trajetória política em Rio Largo e na campanha para vereador em Maceió concentrou esforços na região do Tabuleiro - Foto: Reprodução

Após três mandados como vereador de Rio Largo, município localizado na Região Metropolitana de Maceió, Thales Diniz (PSB) foi eleito vereador da capital nas eleições de 2024, conquistando 5.833 votos e iniciando um novo capítulo de sua carreira política. Com a totalização dos votos realizada no último domingo (6), pela Justiça Eleitoral, para muitos, a eleição de Diniz foi considerada uma surpresa, sobretudo por não ser tão conhecido politicamente em Maceió, e não ter, por exemplo, um sobrenome de peso, com densidade eleitoral.

Em Rio Largo, Diniz também presidiu a Câmara de Vereadores, mas neste momento, ele assume um papel em Maceió que é se destacar entre os 27 eleitos para a nova legislatura da Câmara. Uma das definições é saber se será base do prefeito reeleito JHC ou oposição.

Em contato com a reportagem da Tribuna Independente, Diniz diz que ainda não definiu oficialmente se fará oposição ao prefeito JHC, e aguarda discussões internas no PSB para alinhar sua atuação. “Eu ainda não conversei com o partido sobre como será minha postura na Câmara, mas estou aberto ao diálogo e vou seguir as diretrizes da legenda”, afirmou.

Natural de Maceió, Thales Diniz contou à Tribuna que tem uma longa ligação com a parte alta da cidade, onde reside desde seu nascimento. “Tenho 50 anos e moro desde que nasci na parte alta de Maceió, no Tabuleiro. Meu intuito como vereador é contribuir com essa área que me deu a maior votação”, destacou.

Durante sua campanha, ele concentrou esforços em bairros como Clima Bom e Tabuleiro, onde conseguiu estabelecer seu eleitorado, embora diga que recebeu votos de todos os bairros da cidade.

A história política de Thales Diniz também está enraizada em sua família. Seu pai, Lula Diniz, teve seu último mandato de vereador de Maceió no ano 2000, durante a gestão da então prefeita Kátia Born. Além disso, sua irmã, Thaís Diniz, atua como conselheira tutelar, sendo uma figura muito presente e atuante na comunidade local, segundo ele afirma. “Tenho uma família com forte atuação política em Maceió, e isso me dá ainda mais responsabilidade para seguir contribuindo com a cidade”, ressalta.

Embora tenha raízes em Maceió, foi em Rio Largo, cidade da Região Metropolitana, que Thales construiu boa parte de sua trajetória política. Ele explica que sua ligação com Rio Largo começou através de sua esposa, Aline Diniz, que atualmente cumpre seu segundo mandato como vereadora na cidade pelo União Brasil. “Eu comecei a frequentar a casa da família dela, ajudando as pessoas, e pediram para eu ser candidato. Por isso fui vereador três vezes em Rio Largo, mas sempre tive uma história em Maceió”, explica.

O vice-presidente do PSB em Alagoas, Vitor Pereira, comentou a eleição de Diniz, reforçando a confiança do partido em sua atuação. “Thales nunca foi uma surpresa para nós, sempre o enxergamos como um candidato competitivo e preparado. Respeitamos profundamente a vontade popular manifestada pelas urnas e esperamos que ele tenha um papel relevante, contribuindo de maneira significativa com a base de oposição ao governo do prefeito eleito de Maceió”, disse Pereira.

Atualmente, o PSB é comandado pelo grupo político do governador Paulo Dantas, que reestruturou a legenda para as eleições municipais.