Política

TribunaPod: candidato a prefeito Lobão garante que estará no segundo turno com JHC

Por Claudio Bulgarelli - Tribuna Independente 25/09/2024 09h18 - Atualizado em 25/09/2024 17h24
TribunaPod: candidato a prefeito Lobão garante que estará no segundo turno com JHC
Lobão visitou a redação da Tribuna Independente e foi o terceiro candidato sabatinado por jornalistas da Jorgraf - Foto: Edilson Omena

Dando continuidade à série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Maceió, dentro do TribunaPod, o podcast da Tribuna, o candidato Lobão, do partido Solidariedade, que vem ocupando apenas a 3ª posição nas pesquisas mais recentes, afirmou que estará no segundo turno contra o atual prefeito de Maceió, JHC, líder com mais de 70 por cento nas intenções de votos. Lobão, que esteve visitando a redação da Tribuna Independente, foi o terceiro candidato sabatinado pelos jornalistas Claudio Bulgarelli, Edmilson Teixeira e o presidente da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas, José Paulo Gabriel.

Na sabatina, Lobão, ao ser questionado pelos jornalistas se sua candidatura seria uma candidatura "laranja", afirmou que em momento algum, depois de sua saída do MDB, e na procura de um novo partido, encontrou no Solidariedade a oportunidade que tanto buscava, ser candidato a prefeito em Maceió. "Minha candidatura representa a voz do povo contra o poder das oligarquias, por isso não sou e não serei laranja de ninguém. E é essa voz das ruas, da periferia, que vai me levar ao segundo turno, contra quem ainda não sei", afirmou.

Perguntado quais seriam suas primeiras ações de impacto para Maceió, caso eleito, o ex-vereador e ex-deputado estadual Anivaldo Luiz da Silva, o Lobão, que tem como vice Danubia Barbosa, ambos do mesmo partido, falou do abandono dos mercados públicos da capital, sobretudo o Mercado da Produção, que receberá intervenções urgentes, bem como todo o centro da cidade, que será revitalizado.


"Para impactar Maceió vamos revitalizar a Lagoa Mundaú, para aumentar a produtividade do sururu, vamos criar o Hospital Veterinário, resolver de uma vez por todas o problema das vias com histórico de inundação e estruturar todas as feiras livres da capital. Essas ações, que fazem parte do nosso plano de Governo, e para garantir ao eleitor da capital, vamos deixar tudo registrado em cartório de que vamos realmente realizá-las", garantiu o candidato.

A relação do município com a Braskem, também foi assunto da sabatina. O candidato garantiu que vai rever o acordo, cobrando da empresa petroquímica todos os débitos; sociais, humanos e financeiros com a municipalidade. Como o problema do afundamento dos bairros, fechamento de ruas e mudança forçada de milhares de pessoas criou um problema gigantesco para a mobilidade urbana, Lobão garantiu que como primeira ação vai ampliar a lateral do viaduto do Jacintinho e criar novos viadutos para o fluxo de veículos, contribuindo, dessa forma, também com os moradores que dependem de transporte coletivo.

O candidato também propõe revisar o Plano Diretor, criando um Comitê Interdisciplinar para envolver a sociedade na revisão de contratos e projetos municipais. Na mobilidade urbana, quer reorganizar o trânsito, criar terminais de ônibus, faixas exclusivas para motos e um aplicativo de mobilidade. Destacou ainda o seu Programa Tolerância Zero à Violência Doméstica, com serviços de apoio para mulheres vítimas de violência e centros de apoio à população LGBTQIAPN+.

Por fim, ele garantiu que para combater o racismo, pretende criar uma Secretaria Municipal de Igualdade Racial e incluir conteúdos anti racistas nas escolas. Em meio ambiente pretende urbanizar favelas, além de implementar um programa de moradia integrada que requalifique prédios públicos e aproxime trabalhadores de seus locais de trabalho. Na saúde, sua principal proposta é a criação do laboratório municipal para desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos, além da criação do Programa Tem Médico, nos moldes do Mais Médicos, para garantir a universalização do atendimento de atenção básica.