Política
Servidora do TRE/AL participa de roda de conversa sobre desinformação na Ufal
Evento aconteceu com alunos e professores do Instituto de Ciências Sociais (ICS)

Na última sexta-feira (6), a assessora de Comunicação Social e Cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Flávia Gomes de Barros, participou de uma roda de conversa sobre desinformação eleitoral com alunos e professores do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
No evento híbrido, que teve transmissão simultânea pelo YouTube do ICS, a servidora falou dos principais desafios enfrentados pelo Núcleo de Enfrentamento à Desinformação do TRE de Alagoas para combater os casos de notícias falsas contra o sistema eletrônico de votação e os ataques à imagem da Justiça Eleitoral.
“Atuar no enfrentamento à desinformação eleitoral é, em primeiro lugar, entender que trata-se de um processo orquestrado mundialmente por pessoas focadas em desestabilizar o processo de escolha dos cidadãos. Depois, é atuar com as novas tecnologias e ferramentas para minimizar os danos causados pela disseminação de notícias e informações falsas, embora nossos recursos de combate sejam infinitamente menos poderosos e céleres que os utilizados contra o Judiciário eleitoral”, explicou a servidora.
Também participaram da roda de conversa as professoras Luciana Santana, diretora do ICS, e Andréa Moreira, da área de Ciências Políticas.
“Foi uma excelente oportunidade de tirar dúvidas e saber como enfrentar o fenômeno da desinformação nas eleições e, portanto, exercitar a cidadania com ainda mais responsabilidade”, pontuou a professora Andréa Moreira.
Mais lidas
-
1Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
5Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo