Política
Prefeitura abre vagas para evento do G20
Maceió se prepara para receber delegações dos 20 países integrantes e publicou edital para contratação de voluntários
O G20 é grupo que reúne os 20 países mais ricos no mundo. Portanto, um evento do G20 é sempre um acontecimento com repercussão internacional. No final do ano passado, Maceió foi escolhida para sediar um evento do grupo e para tanto vem se organizando, nesse sentido. Por isso, no começo desta semana, a Prefeitura de Maceió publicou um edital abrindo vagas para seleção de profissionais que dominam um idioma estrangeiro, principalmente o inglês.
A informação foi confirmada ontem pela assessoria de comunicação da Prefeitura, que se prepara para receber delegações dos 20 países integrantes do G20, a partir da primeira semana de setembro. A seleção de pessoas para atuar no evento está sendo realizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan). “O edital Iplan n°. 005/2024, publicado no Diário Oficial do Município, no dia 19 de agosto de 2024, tem esse objetivo”, afirmou a assessoria.
A reunião do G20, em Maceió, inicialmente focada em questões macroeconômicas, ampliou sua agenda para incluir comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção, tornando-se um fórum central para discussões políticas globais. Além disso, o G20 é considerado o principal fórum de cooperação econômica internacional e desempenha um papel importante na política globalizante.
Por isso, a Prefeitura está empenhada nessa logística, pois o evento é uma das prioridades da política externa brasileira. Afinal, o Brasil exerce a presidência do G20 até 30 de novembro de 2024, e Maceió será uma das 13 cidades-sede que receberão as reuniões de trabalho do grupo, sediando a quinta Reunião Técnica (DEWG, sigla em inglês) e a Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEMM), no período de 9 a 13 de setembro.
Segundo a assessoria da Prefeitura, local definido para o encontro foi o Hotel Ritz Lagoa da Anta, na orla da Jatiúca. A reunião da Cúpula do G20 representa o ápice de mais de cem reuniões ao longo do ano, reunindo os chefes de Estado dos países membros para decisões estratégicas. Por isso, “as contratações desses profissionais são necessárias, para garantir a eficiência e o sucesso da comunicação e logística entre as delegações internacionais”.
OBJETO DO EDITAL
De acordo com a assessoria da Prefeitura, o credenciamento e seleção de profissionais têm como objetivo o acompanhamento de delegações internacionais nas reuniões de preparação para a Cúpula do G20. “O Edital destina-se à seleção de profissionais voluntários com nível avançado de inglês para compor cadastro reserva de Oficial de Ligação. Os Oficiais de Ligação terão várias atribuições, entre elas o acompanhar membros da delegação em deslocamentos do aeroporto para o hotel.
Além disso, “agendar reuniões bilaterais entre países estrangeiros; resolver entraves burocráticos de última hora; resolver problemas com o motorista designado; reservar restaurantes; realizar ajustes com o hotel; participar de reuniões de preparação para o evento quando convocados; e participar de evento de formação a ser promovido pelo Ministério das Relações Exteriores em período e formato a serem definidos”.
No edital está consignado também que os Oficiais de Ligação não têm obrigação de apoio em assuntos alheios à missão do Grupo de Trabalho (como compras, passeios noturnos e outros). “O contato entre os representantes da delegação e o Oficial de Ligação será realizado por telefone celular e WhatsApp. Os Oficiais de Ligação deverão se reportar ao coordenador do projeto”, recomenda o Edital.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?