Política

Rafael Brito quer Lula no palanque em Maceió

Candidato à prefeitura da capital tem cumprido agendas e vai se reunir com presidente

Por Thayanne Magalhães - repórter / com assessoria 09/08/2024 07h45 - Atualizado em 09/08/2024 08h16
Rafael Brito quer Lula no palanque em Maceió
Rafael Brito considera que se Lula vier para Maceió, a sua campanha terá ainda mais visibilidade e compromisso com a população - Foto: Assessoria

O candidato à Prefeitura de Maceió, Rafael Brito (MDB), espera contar com a presença do presidente Lula (PT), durante a sua campanha, após o Partido dos Trabalhadores reiterar o apoio nas eleições deste ano. Em contato com a reportagem da Tribuna Independente, o deputado federal disse que hoje vai se reunir com Lula para tratar sobre detalhes de sua candidatura na capital.

O MDB tem se articulado estrategicamente, principalmente após a retirada de Ricardo Barbosa da corrida eleitoral. A decisão de Barbosa, que anteriormente havia demonstrado interesse em concorrer, abriu caminho para uma frente unida em torno de Rafael Brito. A aliança com o PT, sacramentada com o apoio de Lula, potencializa a candidatura.

Na sessão da última quarta-feira (7) da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o deputado Ronaldo Medeiros (PT) anunciou que Rafael Brito é o candidato oficial do MDB, com o respaldo do PT e de Lula. A confirmação da presença do presidente em Maceió é vista como um trunfo eleitoral, especialmente no Nordeste, onde Lula mantém grande popularidade. Esse apoio deve ser um diferencial importante para Brito na busca pelo voto popular.

O anúncio de Gaby Ronalsa (PV) como vice na chapa de Brito também foi um movimento estratégico. A escolha de uma mulher como vice é um indicativo da tentativa de Brito de ampliar seu espectro de apoio e conquistar diferentes segmentos do eleitorado.

A união entre MDB e PT, marcada pela desistência de Ricardo Barbosa, é um esforço para construir uma candidatura viável que consiga enfrentar os principais adversários nas eleições municipais. Em um cenário de intensa polarização política, a cooperação entre os partidos é vista como uma estratégia essencial para alcançar o sucesso nas urnas.

Com a confirmação de Lula no palanque, a campanha de Rafael Brito deve ganhar ainda mais visibilidade e peso político e as próximas semanas serão determinantes para a candidatura. A reunião com Lula e o fortalecimento das articulações políticas devem definir o caminho da campanha.

PAUTA AMBIENTAL

Rafael Brito se reuniu ontem (8), com ambientalistas para discutir sobre como é possível investir em iniciativas sustentáveis para minimizar as mudanças climáticas dos próximos anos. O encontro aconteceu na Reserva Aldeia Verde, em Guaxuma.

Os ambientalistas apresentaram ao candidato uma série de ações simples, de baixo custo para o município e que trazem grande resultados para o meio ambiente na capital e criticaram a “impermeabilização” das ruas, praças e canteiros, impedindo que as águas das chuvas sejam absorvidas pelo solo e acabem provocando inundações e alagamentos.

“A Prefeitura não está preocupada com a pauta ambientalista e nunca quis ouvir as nossas propostas. É preciso investir em soluções sustentáveis porque Maceió é uma das cidades menos arborizadas do Nordeste e com as previsões de ondas de calor para os próximos anos, vamos sofrer muito. Utilizam muito concreto e pouca planta e isso reflete no clima, na sensação térmica”, afirmou o engenheiro Ricardo Ramalho, do Instituto Terraviva.