Política
PRD fecha com JHC sem candidaturas
Legenda compõe coligação do prefeito, realizou convenção em outro município e não tem concorrentes à Câmara de Maceió
Entre os oito partidos da coligação do prefeito JHC (PL) em Maceió, um deles chama atenção pela aparente irrelevância no processo. O Partido da Renovação Democrática (PRD), que não tem nenhum candidato a vereador, realizou a sua convenção no dia 5 de agosto, limite do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral, e o mais curioso é o local escolhido para a convenção: um empresarial localizado em outro município, fora de Maceió, mais precisamente em São José da Lage, na zona da mata alagoana.
Vale observar que não há nada de ilegal nisso. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias podem ser realizadas no formato presencial, virtual ou híbrido. Não há nada sobre se ater ao município para onde a candidatura concorrerá. A questão é que, principalmente em se tratando de uma capital, o que pode representar a realização de uma convenção em outra cidade? O partido não teria atuação em Maceió? Que projetos para Maceió poderia ter essa legenda?
No anseio de ampliar a coligação para ganhar amplitude, e até mesmo para ganhar alguns segundos no guia eleitoral, o PL pode ter articulado mais essa legenda, que tem total identificação ideológica com o perfil conservador da candidatura. Entre os ideais divulgados, estão o “bolsonarismo e o conservadorismo social”, pilares que têm sido reivindicados por vereadores do próprio PL.
O PRD é uma legenda bem nova, surgiu em 2022 com a fusão do Patriota com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Nacionalmente tem pouca expressão, apenas 4 deputados federais e nenhum senador. Em Maceió, também não tem representação na legislatura atual. Nenhum vereador, e também nenhum deputado estadual. Os poucos deputados federais devem fazer alguma, provavelmente muito pouca diferença, no tempo de TV no guia de JHC.
Em março deste ano, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Marcos Cavalcanti, foi filiado ao partido, com direito a divulgação na imprensa, mas sem muita repercussão posterior. Em abril, o presidente do partido deu entrevista em blogs locais afirmando que seriam lançados 28 candidatos com a expectativa de eleger pelo menos dois vereadores, e que uma das grandes apostas da legenda seria a irmã do deputado federal Marx Beltrão (PP), Jeannyne Beltrão, mas seu nome saiu pelo PL.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?