Política

No Agreste, disputa pelas prefeituras deve ser acirrada

Cenário tranquilo está em Arapiraca; em quatro cidades, PP e MDB estruturam candidaturas a prefeito e vereador

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 27/07/2024 10h44
No Agreste, disputa pelas prefeituras deve ser acirrada
Candidatos em Arapiraca, Limoeiro, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Palmeira já estão em contato com eleitorado - Foto: Ascom TRE/AL

A dezenove dias para o início da campanha eleitoral, na região Agreste de Alagoas, as movimentações para deliberar quem são os candidatos às prefeituras, bem como às Câmaras Municipais, continuam de forma intensa. Desde o último sábado (20) até o próximo dia 5 de agosto, os partidos políticos estão liberados para a realização das suas convenções partidárias que definirão os nomes que estarão disputando os cargos no dia 6 de outubro.

Em Arapiraca, os analistas políticos avaliam que o prefeito Luciano Barbosa (MDB) é franco favorito na disputa majoritária, com cerca de 70% de aprovação popular de sua gestão.

A convenção do MDB está marcada para o dia 5 de agosto e a grande expectativa gira em torno do nome do candidato a vice-prefeito na chapa. Quatro nomes estão mais cotados: o ex-secretário de Governo, Yale Fernandes, o vereador Léo Saturnino, ambos emedebistas, além do nome da ex-prefeita Célia Rocha e de uma liderança que pode ser indicada pelo deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).

Na corrida sucessória, Barbosa deve enfrentar nas urnas o ex-deputado estadual Tarcizo Freire (Solidariedade), a ex-prefeita Fabiana Pessoa (PL) e o ex-coordenador da Defesa Civil Municipal Lindomar Ferreira (PSDB).

LIMOEIRO DE ANADIA

Na vizinha Limoeiro de Anadia, o prefeito Marlan Ferreira (PP) também é favorito, e já realizou a convenção partidária com a homologação do nome de Felipe Boró, mantido como vice na chapa.

Marlan Ferreira deve enfrentar nas urnas o ex-vereador Valmir Filho (PDT) e o servidor público licenciado Sidney Vieira (Republicanos), que tem o apoio do deputado estadual Antônio Albuquerque (Republicanos).

A Tribuna apurou que existe a possibilidade de o ex-prefeito Marcelo Rodrigues entrar na disputa como cabeça de chapa ou candidato a vice de Sidney Vieira, apoiado por Albuquerque.

DISPUTA ACIRRADA

Em Lagoa da Canoa, o cenário aponta uma eleição muito acirrada, como já ocorre no período pré-eleitoral. A atual prefeita Tainá Veiga (PP) não pode mais concorrer à reeleição e indicou a ex-secretária Edilza Alves (PP), que vai enfrentar o ex-deputado estadual e ex-prefeito, Jairzinho Lira (MDB).

Porém, uma terceira via está sendo montada com o nome do ex-secretário e ex-vereador por Girau do Ponciano, Jarbinhas Barros (PSD), primo do deputado estadual Gilvan Barros Filho. Ele transferiu o domicílio e o título de eleitor para concorrer à eleição para prefeito do município de Lagoa da Canoa.

Outro município que promete uma eleição voto a voto é Feira Grande. Até o momento existe uma polarização entre dois nomes. O médico Dário Roberto (MDB), apoiado pelo atual prefeito Flávio do Chico da Granja (MDB), vai enfrentar o também médico, Christian Lira (PP). Mesmo com o apoio do prefeito Flávio, o ex-secretário de Saúde Dário Roberto terá muitas dificuldades para vencer o pleito.

Christian Lira é o atual vice-prefeito, tem um trabalho social na cidade e rompeu com a gestão municipal para disputar o cargo. Lira tem o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

QUATRO CANDIDATURAS

Com o início do período das convenções partidárias, o cenário político em Palmeira dos Índios começa a apresentar contornos mais definidos para a eleição majoritária.

Faltando oito dias para o prazo final das convenções, o município deve ter apenas três candidaturas a prefeito: a professora Júlia da Silva, a Tia Júlia (MDB), indicada pelo prefeito Júlio Cezar (MDB), a ex-primeira-dama Mosabelle Ribeiro (Republicanos) e o atual vice-prefeito Doutor Márcio Henrique (Podemos), além de Gervásio Neto (PRD), que é sobrinho do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), deputado Marcelo Victor (MDB) e neto do ex-deputado Gervásio Raimundo.

Nos bastidores políticos em Palmeira dos Índios existem comentários de que Gervásio Neto poderia compor como candidato a vice-prefeito na chapa com Mosabelle Ribeiro e até mesmo com a Tia Júlia, mas ele tem refutado essas possibilidades, afirmando que mantém o propósito de entrar com força na disputa majoritária local.