Política

Candidatura do PT em compasso de espera

Embora aprovada pela Federação, há necessidade de deliberação nacional

Por Thayanne Magalhães 27/07/2024 10h22 - Atualizado em 27/07/2024 10h34
Candidatura do PT em compasso de espera
Ricardo Barbosa diz que o tema já foi retirado de pauta no GTE - Foto: Sandro Lima / Arquivo

Com a candidatura à Prefeitura de Maceió chancelada no âmbito da Federação, que reúne as legendas PT, PV e PCdoB, o nome do Partido dos Trabalhadores na disputa, Ricardo Barbosa, aguarda a deliberação da direção nacional da legenda. Esta é a única e principal pendência que o PT na capital aguarda uma resolutividade.

À Tribuna Independente, Ricardo Barbosa reitera que o MDB, legenda presidida pelo senador Renan Calheiros em Alagoas, tem forçado para que o PT componha indicando o vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Rafael Brito.

“A ata já foi enviada à Direção Nacional da Federação, homologando a candidatura majoritária como sendo do PT e a sua pela Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores. Ainda há uma pendência: a volta desse debate para a Executiva Nacional do PT para avaliar um pedido feito pelo MDB, tanto local como nacional, no sentido da retirada da chapa majoritária para o apoio compulsório da candidatura de Rafael Brito. Até o momento, não há nenhuma definição sobre esse aspecto”, explicou Ricardo Barbosa.

O cenário é de espera, embora já tenha ocorrido uma reunião da Executiva Nacional, e essa questão específica não foi discutida, tendo sido retirada de pauta e remetida para o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), que também não discutiu.

“Até o momento, não há nenhuma definição que possa afirmar que a candidatura do PT, tanto a sua candidatura quanto a de vice de Eliane Silva, não existem. Essas candidaturas estão no marco da discussão até uma ulterior e possível decisão final da Executiva Nacional do Partido, que ainda não aconteceu”, continuou Ricardo Barbosa.

Sobre a discussão de vice para a chapa de Rafael Brito, Barbosa explicou que essa decisão será tomada pelo PT de Maceió. Ele reforça que o debate sobre a escolha do vice não será decidido por ele, mas sim pela instância municipal do PT, que deverá deliberar caso sua candidatura seja retirada.

Barbosa reiterou a atual situação de sua candidatura. “Hoje, a candidatura de Ricardo Barbosa do PT e de Eliane Silva do PSOL está homologada pela Federação Municipal de Maceió, com a assinatura dos três presidentes dos três partidos, a exemplo do PV, PCdoB e PT. A homologação da candidatura majoritária do Partido dos Trabalhadores de Ricardo Barbosa pela Executiva Nacional do PT já foi encaminhada para a direção nacional da federação e, até agora, não existe nenhuma indicação de que essas candidaturas não existam mais”, concluiu.