Política

Convenções têm início e PT vai referendar candidatura

MDB vai realizar a sua convenção partidária em 4 de agosto, enquanto o PL, de JHC, ainda não definiu data para definições

Por Emanuelle Vanderlei/Tribuna Independente 20/07/2024 08h10
Convenções têm início e PT vai referendar candidatura
Partidos estão aptos a realizar as conveñções e definir nomes que disputarão prefeituras e cargos de vereador - Foto: Reprodução

Com os principais partidos sem definir nome de vice, Maceió entra no prazo de realização das convenções partidárias neste sábado (20). A partir deste sábado até o dia 5 de agosto, o prazo oficial para que partidos políticos e federações realizem suas convenções para deliberar sobre a formação ou não de coligações e escolher as candidatas e os candidatos que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2024. A data está prevista no Calendário Eleitoral (Resolução TSE n° 23.738/2024) e marca o início oficial da campanha.

Na capital alagoana, a partir do primeiro dia teremos convenções sendo realizadas. Neste sábado, às 9h, o PT reúne sua militância em sua sede, no bairro do Farol, para a convenção do partido. Na ocasião devem ser referendados os nomes dos candidatos a vereador. Sobre a candidatura própria à prefeitura, o presidente estadual do partido e pré-candidato, Ricardo Barbosa, assegura que o seu nome será oficializado na convenção. No entanto, há uma discussão nacional sobre manutenção ou retirada desta candidatura, já que o MDB solicitou a retirada e indicação de um vice para a chapa do deputado federal Rafael Brito, também candidato a prefeito pelo MDB.

No MDB, liderado em Alagoas pelo senador Renan Calheiros, a convenção também já tem dia certo. Eles empurraram para o final do prazo e marcaram para o dia 4 de agosto, às 9h, no Ginásio de Desporto Otacílio Martins Oliveira (Fantástico), Benedito Bentes. A chapa de vereadores ainda será fechada em reunião na próxima terça-feira (23), mas uma reunião em abril já trouxe uma prévia de pelo menos 29 nomes.

Já o candidato do Solidariedade, o ex-vereador e ex-deputado estadual Lobão, continua na disputa, e a convenção será no dia 3 de agosto. De acordo com o presidente regional do partido, Adeilson Bezerra, não tem sido fácil manter a posição. “O jogo aperta, mas a candidatura está mantida seguramente. Nosso partido não aceita votar em JHC, mas há uma lógica da política de unificar as candidaturas [de oposição] para turbinar o discurso. Mas eu sou contra, acho que precisamos de uma frente ampla, 4 ou 5 candidaturas. Todos os partidos devem ter candidato, o PT, o MDB, e nós também. Vamos realizar nossa convenção no dia 3 de agosto, será um momento festivo para levar a família. Temos ao todo 48 candidatos a vereador, já que são muitas candidaturas coletivas”, ressaltou.

Favorito na disputa até o momento, o PL de JHC não tem vice nem sequer data de convenção marcada. É o que informa o presidente do diretório municipal, Ivan Carvalho. “O PL fará a convenção no curso do calendário eleitoral, ainda não há uma posição definitiva quanto a local e demais detalhes”. Há meses a candidatura do prefeito de Maceió está envolvida em uma dúvida sobre o vice, porque há disputa entre aliados. A indicação, por um acordo fechado na última eleição, era do PP de Arthur Lira. Mas JHC negociou com o senador Rodrigo Cunha (Podemos) essa mesma vaga, já que a suplente de Cunha seria a mãe do prefeito, e ocuparia a cadeira com sua desistência.

A vaga de vice-prefeito virou alvo de disputa porque há uma aposta alta na candidatura de JHC a governador em 2026, se isso acontecer o vice vira titular e assume a cadeira por pelo menos 2 anos.

UP/PDT/PSB

Na outra ponta, a Unidade Popular (UP) aparece como única opção de mulher candidata este ano, aprovada em plenária e pelo Diretório Estadual, a jornalista Lenilda Luna. A convenção municipal da UP Maceió será no dia 28 de julho, domingo, às 15h, ainda sem local definido. Luna também não escolheu vice. “Os nomes para vice e candidaturas a Câmara Municipal serão fechados durante a semana para serem apresentados e aprovados na Convenção.

O PDT e o PSB em momento nenhum apresentaram interesse em propor candidatura própria, mas ambos já declararam publicamente a possibilidade de indicar um vice para a chapa do MDB, que segue tentando o PT. A convenção do PDT está marcada para o dia 30 de julho, às 16h, no auditório do Hotel Atlantic Suítes, na Jatiúca. Não conseguimos contato com o PSB até o fechamento desta edição.

Pela regra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias podem ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido e devem contar com a participação de filiadas e filiados da legenda. Os partidos têm autonomia para definir formato e organização, mas para ter validade todas as decisões devem ser registradas em uma ata, que deve ser apresentada para efetuar o registro de candidatura.