Política

Barbosa busca apoios para pré-candidatura

Nome do PT à Prefeitura de Maceió entende que sua candidatura está ameaçada

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 19/07/2024 08h34
Barbosa busca apoios para pré-candidatura
Ricardo Barbosa vai manter diálogo com o grupo de trabalho do partido e conta com apoios de Paulão, Ronaldo Medeiros e Marcelo Nascimento - Foto: Edilson Omena

Decidido a lutar pela manutenção de sua pré-candidatura à Prefeitura de Maceió, Ricardo Barbosa (PT) está buscando todas as formas possíveis de impedir a interferência do MDB junto à direção nacional do partido. “Posso garantir que, da minha parte, eu vou até as últimas consequências no sentido de defender a minha a minha pré-candidatura. Estou me articulando sim, com alguns amigos, com alguns parceiros internamente”.

Nas palavras dele, em contato com a Tribuna Independente, “para todos os efeitos não há nada que diga que a minha candidatura não existe ou o que está ameaçada porque não existe nenhuma decisão contrária a que a executiva decidiu em maio, então eu vou conseguir na pré-candidatura”.

Barbosa se refere à decisão da Direção Executiva Nacional do PT do dia 5 de maio, que segundo ele, homologa seu nome como pré-candidato a prefeito de Maceió. Já a direção nacional da Federação Brasil da Esperança, que integra PT, PV e PCdoB, teria homologado a mesma decisão em junho.

“A direção nacional da Federação só homologa candidaturas que são consensuais, a exemplo da candidatura de Maceió que foi consensual entre PT, PCdoB e PV. A ata já seguiu com as assinaturas dos presidentes Sílvio Camelo (PV) que é o presidente da federação de Maceió, com a assinatura do presidente Tiago [PCdoB] que é o primeiro vice-presidente da Federação, e do Marcelo Nascimento [PT] segundo vice-presidente”.

Apesar de ter circulado desde a semana passada a informação de que a direção nacional estaria propondo a retirada, ele garante que isso nunca aconteceu. Teoricamente, ela só teria informado sobre o pedido do MDB.

“Ela não fez defesa de proposta nenhuma, ela colocou uma realidade Nacional do mesmo jeito que ela fez na reunião da executiva de terça-feira que eu fiquei sabendo. O MDB, através do deputado Isnaldo Bulhões, do presidente do MDB Baleia Rossi a pedido do senador Renan Calheiros, havia entrado em contato com o PT nacional solicitando isso, reivindicando essa aliança como sendo importante para eles por conta do tempo de TV. É justo, óbvio. Todo mundo pode desejar o que quiser, pleitear o que quiser. E aí essa discussão entrou na pauta. Ela colocou a realidade nacional do pedido que foi feito pelo MDB, e quem estava presente na reunião disse que era melhor discutir isso com mais calma, a presidenta retirou da pauta, então, a executiva não decidiu. Se ela tivesse dado recado dizendo que ia retirar a candidatura, ela já teria feito isso”.

ARTICULAÇÃO DE APOIOS

Enquanto nada se resolve, Ricardo está correndo atrás. “Vamos intervir junto ao Grupo de Trabalho Eleitoral [GTE], eu já solicitei uma reunião com o representante de GTE nacional para Alagoas, que é o companheiro Joaquim Soriano, e ele disse que vai sim fazer a reunião comigo com o deputado Paulão, com o deputado Ronaldo Medeiros com o presidente Marcelo Nascimento do PT Municipal e entre outras pessoas”.

Até aqui as duas candidaturas, tanto de Ricardo Barbosa (PT) quanto de Rafael Brito (MDB), seguem sem decolar nas pesquisas. Apesar disso, a disputa chegou à instância nacional e virou um debate publicamente movimentado. Ricardo reivindica a legitimidade da decisão. “Na medida do possível, estamos sempre acompanhando essas discussões em âmbito nacional. Nós vamos discutir a situação de Maceió com o Soriano, porque essa discussão é uma situação interna do PT. Eu quero que você coloque bem claro isso, agora essa questão é discussão interna do PT. O PT nacional juntamente conosco aqui concordamos que pretendemos, ou há justificativa plausível para retirar a candidatura para ceder o tempo de televisão?”.

No entanto, ele explica que não basta convencer o GTE. “Não é uma instância deliberativa, inclusive, é isso que complica mais a situação. O GTE é uma instância consultiva, ela apenas vai levantar novamente os dados de Maceió. Nós já estamos nos manifestando para por escrito colocar a situação real de Maceió, a situação da pré-candidatura do PT”.


Elida Miranda é candidata a vereadora e diz que nome de Ricardo Barbosa fortalece o partido (Foto: Edilson Omena)

Candidatos defendem nome do PT na disputa

Aparentemente, na instância local do Partido dos Trabalhadores (PT), há um consenso sobre a pré-candidatura de Ricardo Barbosa.

“Os candidatos a vereadores são todos solidários no sentido da manutenção da candidatura. A executiva de Maceió discutiu na terça [16] de noite, a manutenção da candidatura. Vai ter convenção no sábado [20], como não há nenhuma ordem contrária e essa convenção já está marcada, essa convenção vai homologar Ricardo Barbosa candidato a prefeito no sábado”, disse o petista.

A jornalista Elida Miranda, por exemplo, é uma das pré-candidatas à Câmara Municipal na chapa do PT. Ela defende que o partido mantenha a candidatura própria.

“Ter candidatura majoritária é muito importante, tanto do ponto de vista político, porque nós vamos apresentar para a população de Maceió qual é o modelo de gestão, qual é o modelo de cidade que a gente defende, e chamar a população a essa responsabilidade de escolha e de mudança para melhor nos rumos da nossa convivência na cidade, e do ponto de vista mais matemático, pragmático, eleitoral também é fundamental, porque quando a gente tem a majoritária puxando a legenda, no nosso caso, do voto 13, isso também fortalece voto de legenda para a chapa proporcional”, avalia.