Política

Novo ato unificado acontece em dia de negociação em Brasília

Sintufal, Adufal e Sintietfal realizaram passeata e manifestação no Centro de Maceió

Por Ascom Sintufal 11/06/2024 22h34
Novo ato unificado acontece em dia de negociação em Brasília
Manifestantes se concentraram em frente ao prédio da representação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no Centro de Maceió - Foto: Ascom Sintufal

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) junto com Associação do Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal) realizaram, nesta segunda-feira (11), um ato unificado que teve início na entrada do Ifal com o Forró da Greve.

Em seguida, os participantes da manifestação saíram em passeata até a região central de Maceió. Eles se concentraram em frente ao prédio da representação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Praça Dom Pedro II, 16, Centro.

Lá foi realizado um ato público com falas de lideranças do movimento sindical e estudantil expondo os motivos da paralisação na Ufal e Ifal. Tendo com pauta central a necessidade de se destinar mais verbas para educação pública federal, diante da crise enfrentada pelo setor.

O ato unificado, realizado na capital alagoana, faz parte de uma estratégia nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) com o objetivo de dar visibilidade ao movimento em todo o país e pressionar o Governo na 6ª reunião da Mesa Específica Temporária para avançar nos pleitos relativos à carreira dos trabalhadores(as) em Educação, que acontece nesta terça-feira, em Brasília.

“Reestruturação da Carreira dos técnicos é uma das principais reivindicações, além da recomposição dos salários já defasados e logicamente em uma dotação orçamentária que garanta o funcionamento da educação federal” esclarece direção do Sintufal para fundamentar os mais de 70 dias de paralisação da categoria na Ufal.