Política

Partidos de Lira e Renan dominam 12 das 19 cadeiras na Câmara de Arapiraca

Cada legenda tem seis vereadores com mandato e candidatos à reeleição

Por Davi Salsa 05/06/2024 09h50 - Atualizado em 05/06/2024 09h57
Partidos de Lira e Renan dominam 12 das 19 cadeiras na Câmara de Arapiraca
MDB e PP somam 65% das cadeiras no Legislativo de Arapiraca - Foto: Assessoria





O PP do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o MDB do senador Renan Calheiros têm o mesmo número de vereadores com mandato e que irão disputar a reeleição este ano em Arapiraca.

O prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para a mudança de partidos, foi encerrado em abril.

No segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, conta atualmente com 154.970 eleitores. Desse total, as mulheres representam 55% do eleitorado e os homens com 45% do contingente apto a votar no próximo dia seis de outubro.

Com o fim do prazo da janela partidária, em abril deste ano, 13 dos 19 vereadores mudaram de legenda para concorrer às eleições municipais em outubro.

O MDB do prefeito Luciano Barbosa e do senador Renan Calheiros tem agora seis vereadores com mandato: Léo Saturnino, Rogério Nezinho, Doutora Fany, Márcio do Canaã, Wellington Magalhães e Melquisedeque Oliveira, que saiu do Republicanos e nas hostes emedebistas.

Já o PP do presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira tem o mesmo número: seis vereadores. O atual presidente da Câmara Municipal, Sérgio do Sindicato, Adriano Targino, Alisson da TIM, Fabiano Leão, Pablo Fênix e Edvânio do Cangandu.

Majoritária

Para a eleição majoritária, até o presente momento, quatro nomes surgem no cenário para a disputa ao cargo de prefeito no dia seis de outubro.
O prefeito Luciano Barbosa (MDB) é candidato à reeleição e conta com os apoios do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), do senador Renan Calheiros (MDB) e do governador Paulo Dantas (MDB).
Ainda surgem mais três nomes no cenário atual: a ex-prefeita Fabiana Pessoa (PL), Lindomar Ferreira (PSDB) e o ex-deputado estadual Tarcizo Freire (Solidariedade).