Política
Jaramataia tem 10 pré-candidatos a vereador
Câmara Municipal da cidade situada no Agreste alagoano possui apenas nove vagas
A eleição deste ano no município de Jaramataia, localizado na região Agreste de Alagoas, terá uma disputa atípica em relação aos pleitos anteriores. O município tem aproximadamente cinco mil habitantes, na eleição em 2020, a disputa para as nove vagas na Câmara de Vereadores apresentou 20 candidatos.
O mais votado, Cícero Pedro, à época filiado ao PROS, obteve 335 votos, enquanto a candidata eleita com menor quantidade de votos foi Vanda, também do PROS, com 228 votos.
Para a eleição em outubro deste ano, segundo apurou a reportagem da Tribuna Independente, o número de pré-candidato é de dez concorrentes, até o momento: os nove vereadores que disputam a reeleição e mais o nome um.
Eleita no ano de 2020 com 271 votos, a vereadora Edielma Moura vai em busca da reeleição no dia seis de outubro deste ano. “Estamos conversando com as bases e falando com as pessoas para continuarmos apresentando projetos a favor da população”, afirmou.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Jaramataia tem um contingente formado por 4.987 eleitores. No ano de 2020, na eleição majoritária, apenas dois candidatos disputaram os votos. Ainda de acordo com os dados do TSE, 4.109 eleitores foram às urnas.
Ricardo Paranhos (MDB) e Jeferson Barreto (PSB) disputaram à Prefeitura de Jaramataia em 2020, e Paranhos venceu a eleição com 2.158 votos, o que representou 55,38% dos votos válidos, enquanto Jefferson Barreto obteve 1.739 votos (44,62%) da preferência dos eleitores em Jaramataia.
A eleição em Jaramataia também desperta o interesse de deputados estaduais e federais, que investem em candidaturas a prefeito e a vereador. O resultado dessa articulação é que na eleição seguinte, os parlamentares tenham retorno em votos nas urnas.
DISPUTA
Nas eleições de 2022, os eleitores de Jaramataia também foram às urnas para votar nos cargos de deputado estadual, federal, governador, senador e presidente da República.
Lula, do PT, foi o candidato mais votado para a Presidência da República na cidade. Para o cargo de governador de Alagoas, Paulo Dantas, do MDB, recebeu mais votos.
Ao fim da apuração na cidade, Lula, do PT, teve 75,63% dos votos para a Presidência (2.843 votos), enquanto Jair Bolsonaro foi a escolha de 18,68% dos eleitores (702 votos) do município.
Para o cargo de governador, Paulo Dantas recebeu 71,43% dos votos (2.488 votos) entre os eleitores de Jaramataia. O segundo colocado nesse cenário foi Rodrigo Cunha, com 19,95% (695 votos).
Para o Senado, Renan Filho liderou as escolhas do município, com 2604 votos, vence quem obtiver a maior soma de votos no estado. Marx Beltrão foi o mais votado pela cidade para ocupar um cargo na Câmara dos Deputados, com 1668 votos.
Para o cargo de deputado estadual, Carla Dantas foi a mais votada pela cidade, com 1230 votos. A eleição em Jaramataia teve 21,36% de abstenção.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata