Política

Fernando Tourinho permanece à frente do Governo de Alagoas até o dia 19

Desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas é o terceiro na linha de sucessão ao cargo de governador

Por Thayanne Magalhães / Tribuna Independente 14/05/2024 08h18 - Atualizado em 14/05/2024 15h19
Fernando Tourinho permanece à frente do Governo de Alagoas até o dia 19
Fernando Tourinho (à esquerda) disse que o governo está bem administrado - Foto: Divulgação

O desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), assumiu ontem (13), o cargo de governador em uma cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares. Tourinho permanecerá à frente do governo até o dia 19 de maio, em substituição ao governador Paulo Dantas, que participa do World Hydrogen 2024 Summit Exhibition, em Roterdã, na Holanda, ao lado de governadores do Nordeste.

Será a segunda vez que um presidente do TJ/AL, com o sobrenome Tourinho, assume a gestão do governo. No ano 2000, José Fernando Lima Souza, pai do atual presidente do TJ/AL, tomou posse no cargo, conforme apuração do repórter e jornalista da Tribuna Independente, Davi Salsa.

Em seu discurso de posse, Tourinho ressaltou a importância de manter a continuidade das políticas implementadas pelo governador. “Não precisamos mudar o que está dando certo, e o Estado vem sendo muito bem conduzido pelo governador Paulo Dantas. Tenho um compromisso com o povo de Alagoas e pretendo fazer o meu melhor nesses dias à frente do estado, pois nós amamos essa terra”, declarou.

Além da viagem de Dantas, a transição no comando do governo ocorre devido ao afastamento do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT) e do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), deputado Marcelo Victor (MDB).

PRESIDÊNCIA DO TJ ALAGOAS

Concomitantemente à posse de Tourinho como governador interino, o desembargador Orlando Rocha Filho, vice-presidente da Corte Estadual, assumiu a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas. Durante os mesmos sete dias, Rocha ficará à frente do TJ/AL enquanto Tourinho exerce suas funções no Executivo estadual.

Rocha destacou a importância desse momento para o estado e enfatizou a necessidade de harmonia entre os poderes. “Com a ida do desembargador Fernando Tourinho para o comando do governo do estado, automaticamente o vice-presidente do Judiciário estadual, que sou eu, assumo como presidente mesmo que por sete dias. Essa é a comprovação indiscutível da observância dos ditames constitucionais que regem nosso estado”, afirmou.

O presidente em exercício também garantiu que as atividades dentro da Justiça alagoana continuarão seguindo sua rotina normal. “A orientação de condução do Judiciário continuará a mesma. Seguirei, com certeza, todos os ritos e trâmites da administração exitosa do desembargador Fernando Tourinho”, assegurou.

A desembargadora Elisabeth Carvalho assume a vice-presidência do TJ/AL, em um momento marcado pela solenidade de transmissão de cargo, que contou com a presença de diversas autoridades do Judiciário e membros dos gabinetes da presidência e vice-presidência do Poder Judiciário.