Política

Albuquerque entra no grupo político de JHC

Deputado indica genro para assumir Secretaria Municipal do Trabalho

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 18/04/2024 10h08
Albuquerque entra no grupo político de JHC
Antonio Albuquerque indicava cargos no governo Paulo Dantas e agora está aliado do prefeito JHC - Foto: Assessoria

O prefeito de Maceió, JHC (PL), continua mantendo uma política de proximidade com ex-aliados do governo Paulo Dantas (MDB). Esta semana, a novidade que paira na gestão da capital alagoana é a chegada do grupo do deputado estadual Antonio Albuquerque (Republicanos). O parlamentar fechou acordo com JHC e indicou para comandar a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), Flávio Baltar Maia, seu genro.

Nas últimas semanas, havia sido cogitada a possibilidade de o parlamentar compor com o prefeito, que é candidato à reeleição, porém poucas informações davam conta desse fechamento.

Com articulação de JHC para a campanha deste ano, as amarrações políticas continuam acontecendo para garantir mais apoios à reeleição na capital. ampliando assim o máximo possível sua rede de apoiadores. Já estão consolidados, e com indicações na gestão municipal, o Progressistas, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o Podemos, do senador Rodrigo Cunha; e o União Brasil, hoje liderado pelo deputado federal Alfredo Gaspar.

Com indicação do Republicanos à administração de JHC, o contexto político entre o deputado estadual Antonio Albuquerque com o governo Paulo Dantas e o próprio MDB, do senador Renan Calheiros, se torna complicado, ao menos na capital. Em Maceió, a legenda mantém a pré-candidatura do deputado Rafael Brito à prefeitura.

Esta semana, o partido de Albuquerque entregou o comando da Secretaria de Estado do Trabalho e Qualificação, que tinha à frente o filho do parlamentar, Arthur Albuquerque. Ainda estava semana, todos os cargos indicados pelo deputado estadual no governo estavam sendo exonerados.

Por outro lado, o MDB que hoje comanda o Palácio República dos Palmares também está com uma base ampliada, incluindo PDT, PSB, Solidariedade, PSD, PT e PCdoB. A diferença é que nesse caso, muitos aliados não vão compor a chapa do MDB, sairão com candidatura própria disputando a prefeitura. A estratégia é ter muitas candidaturas para arrancar um segundo turno, que pelas pesquisas ainda não está garantido.

APOIOS NOS MUNICÍPIOS

Ainda no contexto das eleições, o grupo liderado por Antonio Albuquerque volta a investir na candidatura do filho na cidade de Limoeiro de Anadia. O município é gerido, atualmente, por Marlan Ferreira (PP). Lá, Antonio Albuquerque tem recebido expressivas votações quando se candidata a deputado estadual, no entanto não vem logrando êxito quando lança ou apoia um candidato à prefeitura.

O deputado também vai apoiar uma série de candidatos a prefeito no interior do estado, bem como vereadores, sobretudo nas regiões Agreste, Sertão e Litoral Norte.

A reportagem não conseguiu contato com o deputado, e não houve registros, até o fechamento desta edição, de publicações nas redes sociais sobre o fechamento político com o grupo de JHC.