Política

PSOL e Rede compõem com federação formada por PT, PV e PCdoB

Partidos se aglomeraram em torno da candidatura de Ricardo Barbosa (PT), para disputar a Prefeitura de Maceió

Por Emanuelle Vanderlei - colaboradora / Tribuna Independente 16/04/2024 08h05 - Atualizado em 16/04/2024 14h00
PSOL e Rede compõem com federação formada por PT, PV e PCdoB
Ricardo Barbosa é a alternativa da esquerda na disputa pela Prefeitura de Maceió - Foto: Edilson Omena

Em uma tentativa de retomar a força do campo de esquerda em Maceió, cinco partidos se aglomeraram em torno da candidatura de Ricardo Barbosa (PT), para disputar a prefeitura da capital nas eleições deste ano. Com JHC (PL), atual prefeito e filiado ao partido de Bolsonaro, favorito nas pesquisas, o partido do presidente Lula decidiu apresentar uma alternativa.

No último sábado (13), um encontro em Maceió reuniu apoiadores e reforçou que a candidatura é para valer. Compondo a Federação Brasil da Esperança desde 2022, o PT tem feito essas aparições e anúncios públicos junto com PV e PCdoB. E foi dessa forma que realizaram esse evento, para reafirmar a pré-candidatura e anunciar a composição com outra Federação, composta pelos partidos PSOL e Rede.

No encontro, estiveram presentes muitas lideranças sindicais, estudantis e agrárias. Parlamentares da Federação, Paulão (PT), Silvio Camelo, Valmir Gomes e Teca Nelma também compareceram, investindo na candidatura. A ideia parece ser resgatar o movimento antibolsonaro que ganhou força no período da pandemia. Esquecendo temporariamente as divergências, os partidos mais progressistas e movimentos sociais realizaram frentes amplas para enfrentar as medidas o governo Bolsonaro. Nas eleições de 2022, apesar de não ter ganho em Maceió, Lula ficou com uma diferença pequena na capital. Na campanha ele veio aqui e reuniu uma multidão no Centro de Maceió.

Barbosa está confiante que vive um momento diferente dos pleitos anteriores em que o PT não cresceu muito nas campanhas majoritárias.

“Foi uma reunião bastante ampla, muito representativa, o que dá muita força para essa minha pré-candidatura, porque reafirma como sendo desse campo, o campo das lutas, o campo da esquerda, o campo da luta por democracia, o campo político que derrotou Bolsonaro nas eleições passadas e que agora vai derrotar o bolsonarista JHC”, destacou o pré-candidato do PT em contato com a reportagem da Tribuna Independente.

Algumas especulações têm sido feitas sobre a relação estreita entre PT e MDB, principalmente no campo nacional. Com Rafael Brito (MDB) candidato, há quem diga que há o desejo de uma aliança para contar com o apoio de Lula. Por enquanto, isso tem sido combustível para declarações enfáticas e sucessivas de integrantes do PT. Eles garantem que nem vão desistir da candidatura, muito menos seguirão linha auxiliar para outros partidos.