Política

Benedito de Lira celebra premiação do Marco dos Corais

Ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel comemora conquista do monumento no Prêmio Obra do Ano

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte / Tribuna Independente 13/04/2024 08h20 - Atualizado em 13/04/2024 08h52
Benedito de Lira celebra premiação do Marco dos Corais
Ex-senador Benedito de Lira foi o autor da emenda que resultou na obra do Marco dos Corais - Foto: Edilson Omena

O prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira, em entrevista exclusiva à Tribuna Independente, comemorou que um dos principais projetos arquitetônicos do estado de Alagoas, o Marco dos Corais, tenha conquistado o segundo lugar no Prêmio Obra do Ano 2024, realizado pela ArchDaily. O projeto alagoano, que foi concretizado depois de uma emenda parlamentar do próprio Benedito de Lira, quando ocupava uma cadeira no Senado Federal, concorreu com obras nacionais e internacionais e se classificou para a segunda etapa da premiação entre 15 finalistas.

Para o ex-senador, responsável pela emenda parlamentar do projeto, ``Alagoas ganhou uma obra que enfim representa o destino e que serve a população também, um local para disseminar a cultura, história e gastronomia local”, afirmou o prefeito. Ele lembrou que em sua oitava edição, o prêmio elegeu, por voto popular, os três melhores projetos de arquitetura de obras em países de língua portuguesa. Com mais de 50 mil votos, o Marco dos Corais ficou atrás apenas do Hospital Veterinário Escola da Unileão, no Ceará.

O Marco dos Corais, situado no local que abrigava o antigo Alagoinha, na orla da Ponta Verde, que teve seu projeto assinado pelo escritório alagoano Angeli Leão, foi inaugurado em 2022 pelo Governo de Alagoas, e se tornou, logo em seguida, num dos principais pontos de referência para visitantes e alagoanos.

Dispondo de uma vista privilegiada do litoral urbano, bem diante do Farol da Ponta Verde, e com amplo espaço de recreação, o local fica aberto 24h, possuindo uma passarela de alumínio, de onde é possível observar a movimentação do mar embaixo do monumento, como também um caminho com luminárias especiais de alumínio e luzes de LED, que mostra todas as praias de Alagoas e Pernambuco. Para completar, existe uma instalação com luzes de fibra óptica que forma uma rosa dos ventos, apontando, a partir daquela posição, os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste.

Por trás da conquista do prêmio do Marco dos Corais, existe uma história muito interessante, já que o local abrigou por mais de 40 anos o Alagoas Iate Clube, o antigo e famoso Alagoinha. ``Uma joia dentro do mar”. Era assim que os jornais das décadas de 1960 e 1970 se referiam ao Alagoas Iate Clube, o Alagoinha, desde que o projeto das arquitetas Zélia Maia Nobre e Edy Marrêta revelou como seria a sede do primeiro clube de Maceió que fazia conexão com o mar.

O espaço sobre pilastras, com piscina, quadra de esportes e salão de festas foi inaugurado em 1970 e por muitos anos recebeu os mais famosos bailes de carnaval da capital alagoana, desfiles de moda, bailes, encontros e outros eventos que tornaram o local uma referência para moradores e turistas. Atingido pela crise que afetou os clubes sociais em todo o país, o Alagoinha fechou suas portas oficialmente no dia 31 de dezembro de 2005.