Política

Ex-aluno do Senac Alagoas recebe comenda de Mérito Cívico por sua atuação na cultura

Guilherme Alves se tornou o mais jovem comendador do país

Por Assessoria 11/04/2024 17h12
Ex-aluno do Senac Alagoas recebe comenda de Mérito Cívico por sua atuação na cultura
Guilherme Alves, de 22 anos, é ex-aluno do curso Aprendizagem em Serviços de Supermercado do Senac Alagoas - Foto: Assessoria

A inovação não está ligada apenas à tecnologia. Atitudes inovadoras podem ser vistas, também, por meio de iniciativas que causam impacto na sociedade e levam informações e conhecimento à população. Foi ao acreditar nessa proposta e se perceber apaixonado pela cultura Otaku que Guilherme Alves, 22, ex-aluno do curso Aprendizagem em Serviços de Supermercado do Senac Alagoas, decidiu investir na área cultural e recebeu a comenda de Mérito Cívico da Câmara Municipal de Maceió, se tornando o mais jovem comendador do país.

Essa trajetória de sucesso começou lá atrás, ainda durante a adolescência de Guilherme. “Estava no Ensino Fundamental quando comecei a me interessar pela cultural local, por meio dos grupos de quadrilha e coco de roda que participava. Depois disso, comecei a me envolver com a cultura Otaku e passei a frequentar mais eventos da área”, contou ele.

Ao sentir a necessidade de buscar a independência financeira, o jovem buscou no Programa de Aprendizagem a oportunidade do primeiro emprego. “Quis um emprego para ajudar, também, meus pais e já ter uma experiência profissional. Foi quando uma grande loja de atacado da cidade me chamou para ser Jovem Aprendiz e me encaminhou para o Senac”, explicou Alves. Ainda de acordo com ele, “quando comecei a atuar na aprendizagem me surpreendi muito com a experiência que o programa proporcionou, porque não imaginava que teria tanto aprendizado. Para mim, o Senac oferecia uma educação parecida com a da escola, mais teórica. Mas logo percebi que estava errado e que, na Instituição, aprendemos a viver por meio de um ensino completo, com foco na prática e no comportamento”.

Com foco no desenvolvimento de competências para além da Técnica, o Programa de Aprendizagem representa o investimento da sociedade no futuro do país: os jovens. E Guilherme conseguiu aproveitar essa oportunidade ao explorar todas as nuances que a educação profissional proporciona aos estudantes. “O curso que eu fiz foi voltado para a área administrativa, mas os instrutores passaram muitos ensinamentos, que podem ser aplicados em vários âmbitos, como questões sobre postura, organização e responsabilidade no ambiente de trabalho. Tudo isso eu aprendi no Senac e aplico até hoje, é um aprendizado que não tem preço, é algo que levamos para a vida toda”, destacou ele.

Alves ainda falou sobre como conseguiu superar inseguranças e ganhou confiança para promover seu primeiro evento cultural. “Eu tinha muito medo de não conseguir desempenhar minha função no trabalho, sentia muita insegurança em relação a isso. Mas o Senac me ajudou, me guiou e, em 2019, enquanto era aprendiz na Instituição, fiz meu primeiro evento, em uma praça pública, durante a Bienal do Livro”, disse Guilherme.

Hoje, o ex-aprendiz realizou diversos eventos, sendo o maior deles voltado para um público com mais de 20 mil pessoas, e pretende continuar na área cultural, porém com um viés diferente. “Passei no ENEM e estou no 3º período da faculdade de Direito. Também trabalho com assessoria jurídica voltada para a área de projetos, e já tento aplicar esses conhecimentos na organização dos eventos”, afirmou.

Ao relembrar seu período como jovem da Aprendizagem, Guilherme deixa um conselho para aqueles que estão passando por essa fase agora: “se eu pudesse falar para os aprendizes, falaria para eles não desistirem e confiarem no Senac. Muito têm problemas pessoais durante o curso e desistem no primeiro obstáculo por não confiarem no programa, mas conheço e sei do comprometimento que os instrutores e a Instituição têm com os jovens. Por isso, aconselho que eles confiem também e se dediquem aos estudos e ao trabalho com vontade e determinação”.

PROGRAMA DE APRENDIZAGEM

Desenvolvido pelo Senac Alagoas com a parceria de várias empresas, o Programa de Aprendizagem cria oportunidades para o estudante que está iniciando sua carreira no mercado de trabalho e para as empresas que podem qualificar e desenvolver o seu futuro profissional. O programa é desenvolvido em conformidade com a Lei 10.097/2000 e o Decreto Lei 5.598/2005.

Quem pode ser um Aprendiz?

Aprendiz é o adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos (não podendo completar 24 anos no programa), que esteja matriculado e frequentando a escola regular ou ter concluído o ensino médio.

Como é a seleção do Aprendiz?

A empresa é responsável pelo recrutamento e seleção do aprendiz. Após a escolha do candidato, encaminha-o para o Senac, matriculando-o em um dos cursos que seja do interesse da contratante em função da sua área de atuação, observando o dispositivo legal pertinente à aprendizagem e a prioridade conferida aos adolescentes na faixa etária entre 14 e 18 anos.

Saiba mais informações em: www.al.senac.br.