Política

MDB e PL vão medir forças em Arapiraca

Luciano Barbosa, atual prefeito, deve enfrentar nas urnas, Fabiana Pessoa, apoiada pelo partido do gestor da capital alagoana, JHC

Por Davi Salsa e Thayanne Magalhães / Repórteres 04/04/2024 09h04 - Atualizado em 04/04/2024 18h11
MDB e PL vão medir forças em Arapiraca
Luciano Barbosa tem o favoritismo para seguir no comando da prefeitura - Foto: Divulgação

O MDB e o Partido Liberal (PL) também vão medir forças nas eleições em Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas. É na segunda maior cidade do estado que atual prefeito Luciano Barbosa (MDB), já oficializou à sua pré-candidatura à reeleição. Porém, o cenário político momentâneo na cidade é que o prefeito de Maceió, JHC, que preside o PL no estado, garantiu apoio à pré-candidatura de Fabiana Pessoa.

Além de estar com a popularidade em alta, o prefeito Luciano Barbosa tem uma excelente base de apoio na Câmara de Vereadores que conta com integrantes do próprio MDB, e também do Progressistas, do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O filho do próprio prefeito, o deputado federal Daniel Barbosa, é filiado ao PP.

Hoje, a legenda tem cinco vereadores no Legislativo. São eles: Léo Saturnino, Rogério Nezinho, Doutora Fany, Márcio do Canaã e Wellington Magalhães. Na última segunda-feira (1°), o senador Renan Calheiros, que preside o MDB em Alagoas, filiou diversas lideranças políticas e empresariais. A intenção do partido, segundo relatou o senador Renan, é eleger dez vereadores.

A chapa foi reforçada com a filiação dos ex-vereadores Josias Albuquerque, Sargento Brás, Aurélia Fernandes e Dorje do Queijo. Os secretários municipais Vytor Ferro, Jackeline Barbosa, Cida Bento, Coronel Ênio Bolivar e Katiane Duarte também assinaram a ficha de filiação ao MDB, junto aos empresários Marcos Vasconcelos, Aldo Veiga, o suplente de vereador Maciel Oliveira, a dentista Erika Paula e Júlia Henrique, irmã do vereador Fábio Henrique, falecido no ano passado.

Em discurso, o senador Renan Calheiros destacou que o prefeito Luciano Barbosa faz a melhor gestão da história de Arapiraca, e que a legenda pretende eleger mais de 60 prefeitos, além de centenas de vereadores, nas eleições deste ano.

O RIVAL PL

O prefeito de Maceió, JHC, continua intensificando ações para colocar o PL em cidades estratégicas nas disputas pelas prefeituras. Em Arapiraca, o investimento de JHC é na família Pessoa, que já teve representantes na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) e na Câmara Federal.

Com Fabiana Pessoa pré-candidata à prefeitura, a estratégia do presidente estadual do PL é conseguir em Arapiraca o famoso “voto casado” que a família pessoa tem somado à intenção de voto dos bolsonaristas. Tanto Fabiana Pessoa quanto o ex-deputado federal Severino Pessoa votaram e apoiaram à reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com o que apurou a reportagem da Tribuna Independente em Arapiraca, com a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Maceió esta semana, o prefeito JHC já se articula para tentar levá-lo a Arapiraca para fortalecer a pré-candidatura de Fabiana Pessoa. A Tribuna não conseguiu confirmar com o PL se haverá agenda de Bolsonaro na segunda maior cidade do estado.

O Partido Liberal chegou a fazer, esta semana, um ato preparatório na Câmara de Vereadores de Arapiraca para reforçar que a pré-candidata do partido à prefeitura é Fabiana Pessoa, bem como ter nomes que sejam eleitos para os mandatos de vereador. Entre os presentes à solenidade, estavam o vereador Leonardo Dias e o deputado estadual Cabo Bebeto.

CORRE POR FORA

O cenário em Arapiraca ainda tem um outro nome. Trata-se do ex-deputado estadual Tarcizo Freire, que hoje está filiado ao Solidariedade (SD). Antes, Freire integrava os quadros do Partido Progressista (PP). À Tribuna Independente, o ex-deputado confirmou seu nome na disputa e já está trabalhando algumas propostas para o segundo maior colégio eleitoral do estado. A reportagem não conseguiu contatos com o atual prefeito Luciano Barbosa e com a pré-candidata do PL, Fabiana Pessoa.