Política
Governo muda mais nomes no primeiro escalão
Alterações em secretarias buscam fortalecer indicações de aliados e evitar perdas para o governo, sobretudo por causa das eleições
O governador Paulo Dantas (MDB), continua efetivando mudanças no primeiro escalão de sua gestão. Embora não trate as substituições por conta do clima eleitoral, quem sai e quem chega ao Executivo, já está situado que entre as pautas da administração, está o fortalecimento do grupo político tanto na capital quanto no interior do estado.
Desde a última semana, até ontem (1°), o governador fez mudanças que impactam diretamente na estrutura e indicações de seus aliados. Na segunda-feira, por exemplo, Paulo Dantas confirmou que Caroline Balbino deixa a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), e assume a Controladoria Geral do Estado (CGE). Agora, quem comanda a Serfi é Hugo Leahy, que estava como secretário-adjunto da mesma pasta.
Tanto Balbino quanto Leahy são indicações do empresário Rafael Tenório, que é o primeiro suplente do senador Renan Calheiros (MDB). Tenório já assumiu o mandato de senador no ano passado quando Calheiros tirou uma licença para cuidar de assuntos eleitorais. Caroline Balbino já comandou no governo Paulo Dantas a Secretaria de Estado do Turismo, esteve à frente das Relações Federativas e Internacionais e agora assume a CGE. A estratégia de Dantas é evitar que as indicações de Tenório não percam força no governo e faça com que o empresário tome outros rumos políticos. Publicamente, todos sabem que Rafael Tenório apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro (PL).
Esse movimento de Paulo Dantas também mira na Câmara de Vereadores. O vereador Brivaldo Marques, que é sogro de Rafael Tenório, deixou o MDB e se filiou ao PL, do prefeito de Maceió, JHC.
Outra saída confirmada no primeiro escalão do governo Paulo Dantas é de Rui Palmeira, que está à frente da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Nas últimas semanas, Rui bateu o martelo e disse que vai sair candidato a vereador em Maceió pelo PSD, legenda da qual é presidente no estado. Em seu lugar, segue a indicação de Rui Palmeira que é Gustavo Acioli Torres, secretário-executivo da Seinfra.
Em entrevista à Tribuna Independente, o governador destacou que as mudanças estão acontecendo, no entanto quem está chegando ao comando das secretarias, sabe que o trabalho é de unidade.
“Agora nós estamos mudando, mas estamos unidos. Quem está entrando, está vindo com muito gás, muito motivado, e quem está saindo, está ocupando outros espaços e vai continuar contribuindo para que Alagoas continue a gerar emprego e a crescer economicamente, como vem acontecendo. Eu tive uma reunião com Rui Palmeira e ele provavelmente irá indicar o Gustavo [Gustavo Acioli Torres, Secretário Executivo de Infraestrutura], que é um grande técnico, para já estar com todos os projetos sendo tocados por ele e pela equipe. Eu tenho certeza que ele vai dar continuidade ao trabalho bem feito que o Rui está fazendo. Nós vamos ter mais um jovem à frente de uma secretaria estratégica importante para o estado”, disse o governador.
Paulo Dantas diz que secretária pediu para retornar ao Legislativo
O cenário das eleições municipais, sobretudo em Maceió, onde o MDB tem como pré-candidato à prefeitura o deputado Rafael Brito, causou uma mudança na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Na última semana, o governador Paulo Dantas (MDB), publicou em suas redes sociais que a então secretária de Estado da Agricultura (Seagri), Carla Dantas, retornaria ao posto de deputada estadual.
Com essa saída, o deputado Galba Novaes (MDB), primeiro suplente, que estava no exercício do cargo, deixou o mandato. A Tribuna Independente questionou ao governador Paulo Dantas sobre essa definição que mexeu tanto no primeiro escalão do governo quanto em uma cadeira na Assembleia Legislativa. O chefe do Poder Executivo respondeu que foi uma decisão de Carla Dantas em voltar à ALE.
“Não existe nenhuma estratégia política. Quem decidiu voltar para a Assembleia Legislativa do Estado foi a deputada Carla Dantas. Ela tem projetos importantes para apresentar na Casa, tem capacidade técnica para isso e eu tenho certeza que vai nos ajudar bastante”, argumentou o governador.
A MUDANÇA
Politicamente, os motivos dessa jogada do governador são evidentes. Galba Novaes é o principal articulador da família, que hoje indica cargos na administração do prefeito JHC (PL), em Maceió.
Na gestão JHC, a família Novaes comanda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Secretaria Municipal de Esportes.
Atualmente, a família Novaes está reestruturando o Partido Renovação Democrática (PRD), legenda recém-criada após a fusão do Patriota e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Hoje, o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, mantém o seu apoio irrestrito à gestão JHC, mesmo com a determinação do MDB para que os parlamentares filiados à legenda fortalecessem a oposição.
Galba Netto está sendo esperado para se filiar no PL ou no PRD. A decisão do governador também é um desdobramento das definições do MDB na eleição em Maceió.
A reportagem da Tribuna Independente tentou contato com Galba Novaes, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno. O espaço segue aberto.
Mais lidas
-
1R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata
-
5Rio de Janeiro
"Surubão de Búzios"; 15 homens são flagrados fazendo sexo e vídeo é compartilhado na internet