Política

Deputado Inácio Loiola e Rede Mutum realizam sexta audiência sobre a agroecologia

Por Assessoria 18/03/2024 11h05
Deputado Inácio Loiola e Rede Mutum realizam sexta audiência sobre a agroecologia
Debate é propositura do deputado estadual Inácio Loiola em parceria com a Rede Mutum - Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) convida a sociedade alagoana na próxima sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, a participar às 14h da audiência pública sobre os benefícios da Agroecologia para o Agronegócio e o Desenvolvimento do Estado de Alagoas. O debate a ser promovido no plenário da ALE é propositura do deputado estadual Inácio Loiola em parceria com a Rede Mutum – Articulação Alagoana de Agroecologia.

O deputado estadual Inácio Loiola, engenheiro agrônomo e historiador, é conhecido ao longo de sua atuação política como defensor da produção autossustentável no campo. É tanto que há vários projetos apresentados ao Poder Legislativo alinhados ao tema explorar o cultivo da terra baseado em boas e saudáveis práticas agrícolas.

Exemplo do trabalho na Casa Tavares Bastos voltado à questão ecológica é o projeto de autoria do parlamentar, que aborda a necessidade de começar a incentivar a produção no território alagoano a partir do conceito de agroecologia e cultivo orgânico. “É imperativo levar e disseminar perante o agricultor e produtor produzir e oferecer ao consumidor um alimento livre de agrotóxicos”, diz o deputado estadual Inácio Loiola, acrescentando, “o mundo pede”.

É esse projeto que defende as práticas agroecológicas no campo já sancionado, que a Rede Mutum objetiva trabalhar com a classe política, trabalhadores, agricultores, pesquisadores da universidade e a sociedade geral para ser regulamentado e começar a ser posto em prática, diz o engenheiro agrônomo Ricardo Ramalho, membro da Rede Mutum, que é composta por diversas representantes da comunidade rural e urbana.

Ramalho diz que a audiência pública é fundamental ter a participação da sociedade para ajudar na construção do diálogo junto aos poderes constituídos de ações práticas sobre a necessidade de introduzir tecnologias e promover o desenvolvimento da agricultura ecológica, no Estado de Alagoas, que possui os ricos biomas da caatinga e da zona da mata.